O Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro e vários são os motivos. Muitos deles possuem uma carga emocional que gera a sensação de compra nas pessoas. Por conta disso, a data é de grande importância para todos os níveis: desde a distribuição até as vendas em pontos físicos e digitais.
Confira agora a importância da data comemorativa para o comércio e as oportunidades que ela levanta.
A emoção do Dia das Mães e o comércio em 2024
O Dia das Mães é um momento onde o significado emocional carrega as vendas. É uma ocasião emocionalmente significativa para muitas pessoas e é um momento para expressar amor, gratidão e reconhecimento pelas mães e figuras maternas em geral. Isso cria um forte impulso emocional para comprar presentes e demonstrar apreço.
As empresas aproveitam o apelo emocional da data para criar campanhas de marketing eficazes. Elas destacam produtos e serviços como presentes ideais para as mães, incentivando os consumidores a comprarem.
Isso, atrelado a tradição de presentear, impulsiona as vendas em diversos setores. Conforme o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), em 2023, Acessórios e Vestuários foi a categoria preferida de quem buscava presentes para as mães; seguido de perto por Aparelhos Eletrônicos e Itens de Decoração.
Ainda sobre 2023, o e–commerce demonstrou crescimento de 11,8% no faturamento nominal, ou seja, o rendimento sem desconto com taxas, Imposto de Renda ou inflação.
Tendências para 2024
O e-commerce deve ser o meio de compra preferido durante o Dia das Mães, assim como foi em 2024, tanto para lojistas que buscam abastecer o seu comércio quanto para pessoas buscando presentes.
Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), estes são os presentes mais buscados para 2024:
- Roupas, calçados e acessórios (45,7%)
- Perfumes (41,7%)
- Eletrônicos (32%)
- Cosméticos (23,1%)
- Chocolates (22,9%)
- Flores (17,1%)
- Procedimentos estéticos (13,4%)
- Almoço ou jantar em restaurante (12,8%)
- Maquiagem (12,6%)
- Utensílios de cozinha (11,1%)
- Eletrodomésticos (10,1%)
Isso demonstra que Acessórios e Vestuários, Aparelhos Eletrônicos, Eletrodomésticos, entre outros seguem como preferência na hora de presentear.
Como se preparar para o Dia das Mães 2024
O planejamento antecipado é fundamental para garantir um Dia das Mães de sucesso e lucro. Planeje o seu estoque e verifique o que é preferência nas buscas para se adequar ao que os consumidores querem encontrar.
Além disso, o planejamento de parcerias deve ser feito com antecedência e promocionais, como descontos, frete grátis e outros, são diferenciais necessários para escoar o seu estoque e garantir o maior lucro possível — e não esqueça da divulgação eficaz antes do Dia das Mães.
Por fim, crie uma jornada de compra atraente para o consumidor. Guia de presentes, embalagem atraente e atendimento personalizado são diferenciais e garantem não só o lucro, mas também a fidelização do cliente.
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