A Black Friday é o momento mais importante para o comércio, além de ser o período de compras preferido dos consumidores. Segundo pesquisa do Google, as buscas pelo tema cresceram 24% em relação a 2022, o que apresenta um cenário otimista para compras e vendas.
Ainda de acordo com a pesquisa, 55% dos consumidores estão dispostos a adquirir novos itens, mas é importante saber quais categorias de produtos são mais procuradas. Vamos mergulhar nas tendências para o ano e ver quais são as categorias que os consumidores estão de olho.
Tendências para a Black Friday 2023
- Pesquisa de produtos: alimentos, games, livros, produtos automotivos, perfumaria e cosméticos, informática, bebidas e esporte e lazer apresentam crescimento de pesquisa. Enquanto isso, decoração, infantil e bebê, utilidade doméstica e móveis e moda apresentaram queda ou se mantêm estáveis;
- Pretensão de compras: a pesquisa revela que 2 entre 3 pessoas pretendem comprar na Black Friday em 2023, com uma média entre 6 categorias de produtos diferentes. O interesse na categoria TV & Vídeo ultrapassa 90% e eletroportáteis registra mais de 60% no interesse em compras. Além disso, smartphones se mantém como o item que desperta maior interesse de compra nos consumidores;
- O que o público leva em consideração: preços baixos, confiabilidade, qualidade dos produtos, parcelamento sem juros e custo do frete são as características que os consumidores mais consideram na hora de comprar. Dentre esses, o custo do frete caiu duas posições entre os que os possíveis compradores levam em consideração;
- Antecipação: alguns produtos despertam mais a atenção e são buscados antes da Black Friday pelo público. É importante saber quais são para antecipar o estoque:
- Produtos com foco em casa: começam a ser pesquisados 1 mês antes da Black Friday e geram grande antecipação;
- Ex: TVs, eletrodomésticos, equipamentos de áudio e vídeo, móveis, smartphones e eletroportáteis.
- Ex: TVs, eletrodomésticos, equipamentos de áudio e vídeo, móveis, smartphones e eletroportáteis.
- Produtos com foco em uso pessoal: começam a ser pesquisados de 3 a 1 semana antes da Black Friday e geram antecipação mediana;
- Ex: livros, calçados, roupas, artigos esportivos, beleza e perfumaria, brinquedos, games.
- Produtos com foco no dia a dia: geram baixa antecipação e, usualmente, são pesquisados entre 3 dias até o dia da Black Friday.
- Ex: alimentos, bebidas, pet.
- Produtos com foco em casa: começam a ser pesquisados 1 mês antes da Black Friday e geram grande antecipação;
Perfil do consumidor
Com a internet, o consumidor tem acesso a múltiplas fontes de informação sobre diferentes produtos, o que gera maior confiança deles no processo de compra. O público que busca comprar quer ser conquistado e deseja por experiências únicas.
Na prática, é importante investir inteligentemente e conquistar essas pessoas através de campanhas que conversam individualmente com cada uma delas. Processos de compra customizáveis e interativos são atrativos ao consumidor — além disso, despertar a sensação de proximidade à marca é outra característica importante.
Conclusão: existem muitas oportunidades disponíveis para o seu negócio e o consumidor assume uma postura ativa a cada ano. O desejo por compra cresce e as pessoas se preparam para a Black Friday, portanto, entender o que buscam e as tendências de compra é importante para tomar melhores decisões.