As habilidades são uma parte importante de quem somos e de como desenvolvemos nossas carreiras. Mas com os dois tipos de habilidades – soft e hard skills – às vezes pode ficar confuso entender qual delas é necessária para uma determinada posição.
Pensando nisso, vamos dar uma olhada mais de perto nas diferenças fundamentais entre esses dois tipos? Veja só:
O que são Soft Skills?
Sabe aquelas habilidades que nascem com você e te diferenciam dos demais? Pois é, essas são suas softs skills. Em outras palavras, habilidades sociocomportamentais que refletem muito da personalidade da pessoa.
Pode até parecer loucura mas, para para refletir. Todo mundo já trabalhou ou conhece alguém que, naturalmente, trazia a proatividade para o dia a dia. Ninguém precisou pedir ajuda ou pegar na mão para ensinar, é algo da personalidade da pessoa.
Características intangíveis só que igualmente importantes A partir delas é que o desenvolvimento profissional acontece.
Soft Skills são fundamentais para conseguir interagir com os outros e ter um desempenho satisfatório na profissão. Ainda mais em questões que priorizam a harmonia no ambiente de trabalho, como resolução de problemas e trabalho em equipe.
Soft e Hard Skills são pontos chaves para alcançar sucesso no mercado de trabalho moderno. Independente do trabalho que você desempenha.
Essa “regra” também vale para quem está desempregado. Isso porque é para essas características que os recrutadores estão olhando durante uma entrevista de emprego. Além disso, soft skills são fundamentais para a competitividade. Esse é um pilar importante da cultura organizacional.
Como utilizar seus soft skills para o dia a dia no trabalho?
No mundo de hoje, investir nas suas Soft e Hard Skills é essencial. Primeiramente, esteja aberto para ouvir suas ideias e também as de seus colegas de trabalho. Mostre interesse no que eles têm a dizer, perceba suas necessidades e busque propor soluções inovadoras.
Além disso, desenvolva habilidades comunicacionais, para que você possa se expressar de forma clara e objetiva. Esta é uma característica importante para criar e cultivar relacionamentos positivos no local de trabalho.
Outra habilidade importante é a capacidade de gerenciar conflitos. Seja proativo, mostre-se disposto a encontrar soluções para as controvérsias e tente evitar longas discussões.
É preciso também desenvolver competências de colaboração e trabalhar de forma cooperativa. Ou seja, compartilhando informações relevantes para o crescimento profissional, oferecendo feedbacks e criando oportunidades de desenvolvimento.
Ainda, é importante desenvolver habilidades emocionais, como empatia e capacidade de lidar bem com as frustrações. Estas características são fundamentais para ajudar a equipe a encontrar soluções criativas para as dificuldades.
Perceba que é um alto nível de autoconhecimento. Tudo para que possa reconhecer suas habilidades e identificar os pontos que podem ser melhorados.
O que são Hard Skills?
Aqui, o cenário muda porque passamos a falar de habilidades que foram adquiridas ao longo da vida. Hard Skills são aquelas competências concretas, onde você precisou estudar para aprender e garantir seu diploma. Também podemos chamar de conhecimento técnico.
Habilidades como programar sistemas, editar vídeos, estatísticas ou contabilidade são consideradas hard skills. Por se tratar de um domínio específico e técnico, as hard skills são mais valorizadas em algumas empresas.
Além disso, a capacidade de adquirir novas habilidades, que é uma Soft Skill, é necessária. Em outras palavras, para aprender coisas novas é preciso saber ouvir. É em situações como essa que mora a importância de ter consciência das suas próprias habilidades. Ainda mais daquilo que você batalhou para aprender.
Como utilizar seus hard skills para o dia a dia no trabalho?
Inovação
Use suas habilidades técnicas para inovar no trabalho. Se você é um designer criativo, que tal pensar fora da caixa e propor novas soluções para os desafios do dia a dia? Pode funcionar.
Trabalho em equipe
Se você trabalha em um ambiente de trabalho colaborativo, use seu conhecimento técnico para ajudar outras pessoas a trabalhar de forma mais eficaz. Mostre aos colegas como usar softwares e ferramentas para automatizar processos e obter resultados melhores.
Resolução de problemas
Utilize suas hard skills para resolver quaisquer problemas técnicos que possam surgir. Se você trabalha com códigos, por exemplo, pode trabalhar para encontrar soluções para erros complexos.
Análise
Profissionais com algum conhecimento técnico têm a capacidade de analisar informações de forma mais eficiente.
Porque você precisa de um bom equilíbrio de ambos os tipos de skills?
Antes de tudo, porque o excesso é sempre negativo. É decepcionante quando trabalhamos com alguém que tem uma entrega perfeita em um campo mas deixa muito a desejar em outro. Esse é o exemplo perfeito da importância do equilíbrio entre suas soft e hard skills.
É essa harmonia entre seus talentos, defeitos, capacidades e dificuldades que remete ao seu resultado como profissional.
O que você precisa entender é que Hard Skills possuem um conhecimento técnico e prático de relacionado ao seu trabalho. Contudo, Soft Skills focam no crescimento pessoal, relacionamento e trabalho em equipe.
As soft skills e hard skills são fundamentais para o desenvolvimento de um profissional. Agora você está um passo à frente para identificar quais são as suas principais habilidades. Ficou alguma dúvida?