A transformação digital é um fenômeno que vem alterando a maneira como as empresas e os consumidores interagem no mundo dos negócios. Isso porque a tecnologia mudou a forma como as pessoas se relacionam umas com as outras, trabalham e empreendem.
Para entender essa evolução não é preciso muito. Basta lembrar-se dos primeiros celulares e computadores inventados. Depois, compare com os modelos atuais. A diferença é gritante.
Quando relacionamos essa evolução com a importância desses aparelhos para a sociedade atual, encontramos o conceito da transformação digital. Nos últimas décadas, essas mudanças aconteceram de forma ainda mais rápida. Consequentemente, os impactos também foram maiores.
Aqui, vamos explorar o que é a transformação digital e como ela está afetando o mundo.
O que é a transformação digital?
O termo transformação digital refere-se ao uso de tecnologias avançadas, como a computação em nuvem, big data, inteligência artificial, internet das coisas e outras. Tudo para aprimorar os processos, produtos e serviços de uma empresa.
Essas tecnologias permitem que as organizações melhorem os processos de seus serviços. Aumento de produtividade, comunicação mais rápida e redução nos custos. Consequentemente, a experiência do cliente também é aprimorada.
Como aconteceu?
Como explicamos anteriormente, a transformação digital serve para descrever um processo de mudança em curso. O termo foi usado pela primeira vez em 2017 pelo CEO da International Business Machines (IBM) – Ginni Rometty. A intenção dele era caracterizar a maneira como as organizações estavam se adaptando à tecnologia digital para melhorar suas operações.
Naquele momento, muitas propostas inovadoras e disruptivas estavam sendo impulsionadas. Computação na nuvem, inteligência artificial, computação ubíqua, análise de dados e internet das coisas são alguns exemplos.
Invenções como essa obrigam empresas a encontrarem novas formas de interagir com seus clientes, colaboradores e fornecedores. Assim como a maneira como eles criam, usam e gerenciam seus dados.
Foi desse jeito que a transformação digital passou a alterar a economia, tornando-se assim um “conceito” relevante para o mercado.
Até mesmo o governo e sistema educacional precisaram se adequar. Na pandemia de 2020, por exemplo, as escolas (públicas, estaduais e particulares) suspenderam o ensino presencial e adotaram o sistema remoto. Isso nos mostra que a tecnologia pode ser usada a nosso favor, ampliando possibilidades.
Vale lembrar que todas essas organizações tinham que sobreviver à era digital. A transformação digital não é mais uma opção, mas uma necessidade para todas as instituições que desejam permanecer relevantes no mundo.
Quais foram os impactos da transformação digital?
A transformação digital impactou, basicamente, em tudo. A forma como os consumidores pesquisam, compram produtos e serviços se alterou completamente. Isso porque a tecnologia avançou de forma rápida e impressionante. Algumas das principais consequências da transformação digital incluem:
- Mais produtividade;
- Serviços aprimorados;
- Melhoria na comunicação;
- Acesso à informação;
- Inovação;
- Redução de custos;
- Flexibilidade;
- Segurança de dados.
Como usar a transformação digital a favor do seu negócio?
O tempo inteiro novas tecnologias estão sendo desenvolvidas e divulgadas. A transformação digital está ainda mais acelerada por isso. Mas, como lidar com essa quantidade de novidades? E ainda relacionar isso aos negócios.
Pensando nisso, trouxemos alguns dos pilares da transformação digital e sua implementação. Os pontos escolhidos foram baseados no livro The Digital Transformation Playbook (transformação digital: repensando o seu negócio para a era digital), de David L. Rogers. Veja:
Cliente
É inquestionável que o público desempenha um papel fundamental no êxito de qualquer empresa após a transformação digital. Ainda mais no mercado do varejo. Por isso, a indústria deve se esforçar para entender as necessidades, anseios e desejos do seu público-alvo.
Ações que almejam engajar, personalizar e interagir com o seu público não só devem integrar o vocabulário da empresa, mas também as suas atividades, de forma a promover um processo contínuo de evolução.
Competição
As mudanças provenientes da transformação digital se estenderam também à maneira como visualizamos a concorrência. Antes, você era dono de uma loja e sabia do seu concorrente porque ele anunciava no jornal, na televisão ou até mesmo nas ruas.
Hoje, por meio de ferramentas e plataformas digitais, é possível analisar o seu concorrente de uma forma ampla e detalhada. Por exemplo, quantos acessos aquele site recebe no mês, números de seguidores nas redes sociais e até campanhas sendo rodadas.
Dados
As bases de dados se tornaram mais acessíveis. Consequentemente, a fonte se torna “infinita”. O grande objetivo é converter esses dados em informações significativas, permitindo a tomada de decisões estratégicas. Em seu livro, Rogers destaca esse como um dos pilares essenciais da transformação digital. É possível gerar inovação, administrar o negócio de modo acertado e ser mais produtivo em procurar soluções para as dores de seus clientes.
Portanto, podemos afirmar que esse é um fenômeno presente. Logo, as empresas e as pessoas precisam estar sempre preparadas para aproveitar os benefícios. Como o SEU negócio está implementando isso? Comenta aqui.