Networking e relacionamento com cliente são elementos fundamentais para o sucesso de qualquer empreendimento. É por meio do networking que você pode obter novos contatos, trocar ideias e ampliar sua rede de negócios. Já o relacionamento com o cliente é a base da fidelização e da satisfação do cliente.
Ambos são processos constantes e devem ser priorizados em sua estratégia de negócios. Isso significa investir tempo e recursos nessas áreas para ver seu negócio crescer e prosperar.
O que é Networking?
O “networking” se refere às relações entre empresas, empresários e outros profissionais visando novas parcerias. Quando se trata de negócios, networking significa que existe uma comunicação constante entre as partes, a fim de alcançar objetivos comuns e criar relacionamentos.
Mas, engana-se quem pensa que essas relações são criadas apenas por interesse. O comum é que aconteça de forma muito natural. Isso porque são pessoas com objetivos em comum. Logo, se conectam.
Além disso, é necessário estar alinhado com a outra ponta e o que você está levando até lá. Até porque, ninguém quer firmar uma relação profissional com uma empresa ou comércio que não ofereça um bom serviço.
Daí vem o termo “relacionamento com cliente”. Trata-se de entender o que o cliente deseja, suas necessidades e desejos. É através do relacionamento com cliente que uma empresa consegue levar seus produtos ou serviços ao seu público-alvo. Criando assim, uma credibilidade capaz de fidelizar o cliente.
A fidelização de clientes não é nada que acontece muito rapidamente. Lembre-se que para isso, é preciso ter um relacionamento sólido com os clientes e investir na excelência do atendimento.
Quanto ao networking, saiba que estamos falando de uma via de mão dupla. Ou seja, também pode acontecer entre empresa e consumidor. Aquela pessoa que está comprando um smartphone na sua loja pode ter muito a agregar ao seu negócio, por exemplo. Uma parceria futura, uma fusão, um contrato e por aí vai.
No momento em que você se compromete a entregar a excelência, será marcado se realmente o fizer.
A importância do Networking para os negócios
Networking é um fragmento importante do mundo profissional. Um dizer antigo diz que “quem não é visto, não é lembrado”. Essa frase é um resumo importante do conceito por trás da palavra networking.
Em 2022, foi constatado que 8,7 milhões de pessoas no Brasil estão desempregadas. Esse número representa a menor taxa de dezembro nos últimos sete anos, de acordo com IBGE. Mas, ainda, sim, o cenário é desigual.
Ainda mais pensando que, no primeiro semestre do ano passado, foram abertas 1,3 milhões de vagas com carteira assinada. Isso tudo reforça uma percepção que a classe trabalhadora já vinha tendo a algum tempo: ter um bom currículo não é mais suficiente.
O mesmo também vale para os empreendedores e contratantes. Atualmente, não se escolhe funcionários apenas pelo currículo. Existem muitos outros fatores que entraram na régua.
Outras formas de se destacar foram criadas. Uma delas é o networking. A habilidade e a possibilidade de entrar em contato com pessoas e marcas conhecidas, proporciona aos profissionais a chance de alavancar sua vida profissional.
Em outras palavras, ampliar seu conhecimento e seus contatos. Entender a importância deste tipo de conexão e como ela pode ajudar a desenvolver relacionamentos com clientes é fundamental.
Como fazer Networking de forma eficaz?
Ao compreendê-lo e praticá-lo de forma eficaz, é possível obter benefícios significativos para o seu negócio. Para estabelecer um bom networking, é importante participar de:
- Reuniões;
- Eventos de negócios;
- Feiras e palestras relacionadas ao seu nicho de atuação;
- Jantares;
- Seminários.
Ao participar desses tipos de eventos, você está buscando criar contatos duradouros com outras pessoas em seu setor ou área de interesse. Logo, requer que o profissional saiba se comunicar de forma objetiva e clara com outras pessoas.
Os benefícios dessa abordagem incluem a possibilidade de ser convidado para oportunidades adicionais de crescimento profissional, aumentar o potencial de vendas e expandir possíveis parcerias que podem ser criadas a partir desses relacionamentos pessoais.
Também é importante ter contatos virtuais que podem fornecer informações adicionais e permitir que você discuta assuntos relacionados ao seu setor. Para isso, as redes sociais como LinkedIn tornaram-se ferramentas extremamente importantes porque fornecem uma variedade de maneiras de se comunicar com outras pessoas em sua área.
Uma vez que você estabeleça conexões virtuais, é importante manter contato por mensagens regulares, comentários em postagens e atividade de curtidas. Isso aumentará sua visibilidade e ajudará as outras pessoas a perceber você como conhecedor e profissional em seu campo.
Dicas para melhorar o relacionamento com o cliente
Outra área importante para o networking é o relacionamento com clientes. O objetivo é estabelecer um contato direto com os clientes. Tudo isso para que eles possam conhecer a sua empresa e confiar nas soluções que você oferece.
Enviar newsletters informativas e se envolver em campanhas promocionais são alternativas para alcançar o objetivo. Contudo, não se esqueça de manter contato regular com os clientes. Por exemplo, responder rapidamente às interações e se esforçar para criar soluções personalizadas para atender às necessidades deles.
É preciso investir em ações de atendimento ao cliente de qualidade, além de ouvir as sugestões e críticas dos clientes para melhorar constantemente sua empresa. Também é importante oferecer programas de fidelidade e promoções especiais para manter o cliente satisfeito e fidelizado.
Em suma, as ferramentas digitais podem ser uma grande vantagem para o seu negócio. Porém, é importante escolhê-las cuidadosamente e usá-las da maneira correta. Isso garantirá que você aumente a eficiência do seu negócio e esteja sempre um passo à frente da concorrência.