O PS5 (ou PlatStation 5) é o console da próxima geração da Sony e será lançado no fim de 2020.
Nós já vimos o design do PS5, sabemos tudo sobre seus lançamentos, que incluem Horizon Forbidden West e um remake de Demon’s Souls, e sabemos que o console terá adicções incríveis como ray-tracing e um SSD ultra rápido, um leitor de Bly-ray 4K e retrocompatibilidade com uma grande parte do catálogo do PS4.
Então, enquanto não temos confirmações do preço do PS5 ou sua data de lançamento (por mais que tenham rumores que teremos mais detalhes disso em Agosto) nós sabemos muito o que esperar sobre o PS5 quando ele for lançado no fim do ano.
Pra começar, o PS5 tem um visual radicalmente diferente, com design futurista preto e branco passando longe dos seus predecessores. Mas esse console futurista da próxima geração não vai ser o único PS5 lançado esse ano, já uqe a Sony revelou que também lançarão o PS5 Digital Edition – Uma versão simplificada e apenas digital do console sem um leitor de discos.
Além disso, já sabemos um pouco sobre as especificações do PS5, graças ao evento de revelação da Sony em março. O arquiteto de sistema líder Mark Cerny nos forneceu um mergulho profundo na arquitetura do sistema do PS5, revelando o funcionamento técnico interno do PS5. Vamos cobri-los com mais detalhes abaixo, mas o resumo é que o PS5 está rodando uma CPU baseada em AMD Zen 2 com 8 núcleos a 3,5 GHz, 16 GB de memória GDDR6 e uma GPU RDNA 2 AMD customizada que consegue 10,28 TFLOPs de poder de processamento. Até agora, então, o PS5 está fazendo jus ao hype.
A Sony confirmou oficialmente que o PS5 será lançado globalmente “a tempo para o natal de 2020”, provavelmente em algum momento entre outubro e dezembro de 2020 – colocando-o em competição direta com o Xbox Series X, que será lançado na mesma janela. Um vazamento sugeriu que a data de lançamento será 20 de novembro de 2020, mas isso ainda não foi confirmado. No entanto, esta data estaria na janela certa, já que prevemos que o PS5 será lançado em novembro de 2020. Historicamente, novembro é quando vimos o lançamento de novos consoles PlayStation e ainda haveria tempo antes do Natal para receber esses pedidos.
Especificações
CPU: CPU baseada em AMD Zen 2 com 8 núcleos a 3,5 GHz (frequência variável)
GPU: 10,28 TFLOPs, 36 UCs a 2,23 GHz (frequência variável)
Arquitetura GPU: RDNA 2 personalizado
Interface de memória: 16 GB GDDR6 / 256 bits
Largura de banda da memória: 448 GB / s
Armazenamento interno: SSD de 825 GB personalizado
Taxa de transferência de E / S: 5,5 GB / s (bruto), típico 8-9 GB / s (compactado)
Armazenamento expansível: slot NVMe SSD
Armazenamento externo: suporte USB HDD (apenas jogos PS4)
Unidade óptica: unidade 4K UHD Blu-ray
A importância do SSD
O SSD é a chave para a experiência do PlayStation 5. O armazenamento interno será integrado a 825 GB para o SSD personalizado – menos do que você encontrará no Xbox Series X, mas com uma implementação da tecnologia igualmente inteligente.
Os SSDs não apenas carregam mais rápido, mas permitem mundos abertos maiores, teoricamente. Os desenvolvedores não precisam fazer jogos com mundos menores devido às limitações dos discos rígidos mecânicos, enquanto os SSDs também permitem que a memória do sistema seja usada de forma mais eficaz.
Os SSDs têm mais largura de banda, então os dados podem ser carregados do SSD quando necessário, em vez de pilhas de dados potencialmente desnecessários sendo carregados na RAM. Em termos puros de jogabilidade, isso significa que os jogos sofrerão menos com o pop-in de textura, enquanto os tempos de carregamento serão enormemente reduzidos ao usar a opção de viagem rápida de um jogo. Inicializar do modo de espera deve ser geralmente muito mais rápido também.
Você também terá mais controle sobre como instalar e remover jogos, o que significa que você pode apenas instalar o modo multijogador de um jogo em vez do bloco completo de dados. Isso permitirá o lançamento direto do jogo, permitindo aos jogadores ir direto para aspectos de diferentes jogos (como criação de partidas, continuar salvando o jogo, etc.) sem ter que inicializar o jogo completo.
Quanto ao armazenamento expansível, a Sony parece permitir drives de PC NVMe prontos para uso, em vez de sistemas de armazenamento proprietários dos quais o Xbox dependerá principalmente. No entanto, não há muitos drives no mercado agora que usam a interface PCIe 4.0 necessária – eles precisam ser capazes de pelo menos uma velocidade de transferência de 5,5 GB / s.
Os jogos de PS4 no PS5 funcionarão bem se salvos em um HDD normal, portanto, você não precisará usar o precioso espaço do SSD desnecessariamente.
Quando questionada sobre a velocidade do PlayStation 5 em comparação com seu console de geração atual em uma reunião de estratégia corporativa, a Sony fez a afirmação otimista de que o PS5 vai “revolucionar a experiência de jogo para os usuários” em um documento oficial da Sony.
O CEO da Sony Kenichiro Yoshida acrescentou que o SSD personalizado do PS5 permitirá velocidades de processamento que superam as encontradas no PlayStation 4 – com o PS5 ostentando velocidades de processamento 100 vezes mais rápidas do que o PS4.
Na verdade, a Epic Games revelou que o SSD do PS5 é tão rápido que o desenvolvedor teve que retrabalhar sua demo de tecnologia Unreal Engine 5 para tirar o máximo proveito dela.
“A capacidade de transmitir conteúdo em velocidades extremas permite que os desenvolvedores criem ambientes mais densos e detalhados, mudando a forma como pensamos sobre o conteúdo de streaming”, disse o vice-presidente de engenharia da Epic Games, Nick Penwarden, ao VG247. “É tão impactante que tivemos que refazer nossos principais subsistemas de I / O para Unreal Engine com o PlayStation 5 em mente. “
Créditos
www.techradar.com