WhatsApp Business Facebook e Instagram Monte sua loja online Webinar Mercado Livre



Módulo 3 " Como montar sua Loja Virtual " - Dia 3. Programa Loja Conectada Rcell

Hoje vamos falar de Cadastro de Produtos em sua Loja!

A partir de agora, seu comércio funciona 24 horas, permite a busca pelo produto desejado ao digitar palavras-chave e possibilita o pagamento depois de poucos cliques. Diferentemente da loja física, sua loja online não conta com um vendedor disponível para explicar as funcionalidades e benefícios dos produtos à venda. Por esse motivo, você deve aprender e alicar boas práticas para cadastrar seus produtos em sua loja virtual.

Cadastro de Produtos


pense como seu cliente

Durante o cadastro dos produtos deve-se máxima atenção, seguir as, boas práticas citadas mais abaixo e principalmente colocar-se no lugar do cliente, fazendo uso das palavras substitutivas, assim as chances de seu produto ser exibido durante uma pesquisa podem chegar a 100%, mas para isso você deve seguir a risca as boas práticas.

Vamos Começar


Essa leitura levará 9 minutos

No painel inicial, vamos clicar na opção "Adicionar Produtos", ou em "Produtos" no menu lateral.





Aqui vamos adicionar os produtos que nossos clientes poderão comprar na nossa Loja.
Vamos passar pelas opções e aprender como elas funcionam.





*Nome* - O nome do nosso produto, com atenção para não cometer erros, nesse exemplo usaremos os aparelhos Asus Zenfone Shot Plus.

*Descrição* - Informações sobre o produto, desde as características do aparelho, suas especificações técnicas e outros dados úteis. Podemos inclusive adicionar imagens e e links na descrição.

*Fotos* - Imagens do nosso produto, no caso de um aparelho celular é interessante termos várias imagens de diversos ângulos do aparelho, e em boa qualidade. O mínimo recomendado pela Nuvemshop são imagens de 1024x1024 pixels.

*Vídeo* - Podemos adicionar um vídeo sobre o produto, que esteja no Youtube ou no Vimeo, apenas colando o link para ele aqui.

*Preços* - Preço original do produto e preço caso esteja em promoção, com a opção para exibir ou não os preços para os clientes.

*Estoque* - Aqui podemos colocar a quantidade de peças disponíveis no estoque deste aparelho, (quando deixado em branco é considerado ilimitado) assim como o SKU e código de barras (EAN, GTIN, ISBN, etc).

*Tipo de produto* - Defina se seu produto é físico ou digital.

*Peso e dimensões* - No caso de um produto físico, podemos colocar o *Peso* e *Medidas da Embalagem* do produto. A Nuvemshop usará essas informações para calcular o frete do envio.

*Frete grátis* - Informa o cliente que esse produto possui frete grátis.

*Categorias* - Nessa opção podemos atribuir e criar categorias para nossos produtos. Ao clicar em "Adicionar categorias" podemos selecionar uma categoria já criada ou *Criar uma nova* informando o Nome da categoria, por exemplo *Celulares* e clicando em Adicionar nova categoira. Também podemos criar subcategorias, como nosso aparelho de exemplo é um Asus, criaremos a subcategoria Asus, colocando este nome e selecionando a categoria Celulares no menu "Esta categoria será uma subcategoria de:". Isso fará com que ao entrar na categoria Celulares, apareça depois a categoria Asus.








*Variações* - Aqui podemos criar variações do mesmo produto para economizar tempo na criação do nosso catálogo, por exemplo, caso tenhamos mais cores de um mesmo aparelho.

Ao clicar em Adicionar variáveis podemos escolher entre as básicas "Cor" e "Tamanho", ou criarmos a nossa própria, neste exemplo vamos adicionar as variações de cor Preto, Azul, Vermelho e Prata deste aparelho.





Após selecionar e clicar em pronto vamos adicionar as informações que haviamos colocado no produto individual. (Ao ativar as variações as opções individuais acima ficam desativadas)
Podemos colocar para cada cor uma quantia em Estoque, um Preço e Peso diferentes.





*Mais Opções* - Ao clicar em "Editar Opções" podemos adicionar Tags, que são palavras que se pesquisadas na sua loja irão encontrar este item.
Também podemos atribuir uma Marca, no caso Asus, marcar para exibir ou não este produto na Loja, e adicioná-lo as listas de produtos em Destaque, Lançamentos ou Promoções!





Feito tudo isso, podemos clicar em "Publicar Produto" e vermos como ele ficou em nossa loja!





Boas Práticas no Cadastro

A primeira boa prática para cadastrar produtos em sua loja virtual é a organização deles por categorias.
Se o seu comércio eletrônico vende itens de diversas categorias, coloque cada uma delas no departamento correspondente.
Isso facilita a busca do consumidor, que pode visualizar todos os produtos correspondentes à mesma categoria e, desse modo, encontrar outros itens que talvez necessite.

Quando a sua loja online é focada em um determinado nicho, como o de celulares ou games, por exemplo, você deve encontrar subdivisões para organizar melhor os produtos.
Agrupe os produtos por similaridade e coloque-os em subcategorias. Assim, fica mais fácil para o consumidor comparar as marcas existentes no seu e-commerce e escolher aquele produto que atende suas expectativas e necessidades.

Sua loja online não tem um vendedor que explique as funcionalidades e benefícios dos produtos.
Por esse motivo, você deve caprichar nas descrições dele. Seja crítico em relação à forma como o produto está descrito e coloque-se no lugar do consumidor.
Ainda seguindo o exemplo de celulares, você sabe para quê serve um smartphone, mas será que dizer apenas a cor dele é suficiente?

O consumidor que pretende adquirir um smartphone, por exemplo, deseja saber outras informações sobre o produto, como memória, tamanho da tela, processador, etc.
A descrição, portanto, deve travar um diálogo com quem está lendo e explicar todos os detalhes necessários para que não surjam dúvidas durante o processo de compra.
Lembre-se que a descrição deve ser completa, para evitar que o cliente saia do seu ambiente para esclarecer dúvidas fora dele.

O título do produto diz muito sobre ele e facilita tanto a identificação do item quanto a otimização da busca dele, na internet.
Ao descrever um título, utilize o seguinte raciocínio:

• O que é o produto;


• Marca e modelo;

• Quais são as suas características e/ou diferenciais;

• Palavras substitutivas;


No caso do smartphone, seguindo o exemplo de uma Loja de Celulares, poderíamos criar o seguinte título: Smartphone Samsung Galaxy S20 Cinza 128GB, Cor Rosa, 8GB RAM, Tela Infinita de 6.2", Câmera Tripla Traseira, Câmera Frontal 10MP, IP68 e Leitor de Digital.

Smartphone (produto) Samsung Galaxy S20 Cinza (marca + modelo) 128GB, Cor Rosa, 8GB RAM, Tela Infinita de 6.2", Câmera Tripla Traseira, Câmera Frontal 10MP, IP68 e Leitor de Digital (características e diferenciais)

Palavras substitutivas, são palavras "ocultas" que vão no seu cadastro, por exemplo; No caso de um produto acima, podemos por nas palavras ocultas os seguintes termos: Celular e Telefone. Assim se o cliente fizer uma busca por " Celular", mesmo que o Item não tenha essa palavra em sua descrição, ele será mostrado na tela.

Perceba como a construção do título traz uma quantidade de informações que instiga o consumidor a comprar. Por meio desse elemento, ele já tem acesso às características e diferenciais do produto para que a decisão seja tomada no impulso. Se, mesmo assim, ainda houver alguma dúvida, ele pode recorrer à descrição completa.

Cadastrar produtos em loja virtual vai além da organização e descrição dos itens.
Lembre-se que a qualidade das informações influencia na decisão de compra, ou seja, consegue aumentar as suas vendas. Portanto, invista em outros materiais que ajudam a explicar os produtos e convencer os seus clientes sobre comprá-los. Recorra ao uso de imagens e vídeos.

Sobre as imagens, não se limite a usar somente aquelas que os fabricantes compartilham. A maioria das lojas online utiliza essas mesmas imagens, portanto, torna-se mais difícil de você se destacar entre os seus concorrentes. Use-as, mas complemente com as suas. Mostre o seu olhar em relação ao produto, apresentando as outras partes dele que os seus concorrentes não mostram.

Quantas vezes você já quis ver um detalhe de produto e ficou na dúvida sobre comprar o item porque não havia a foto correspondente na loja online? Um simples detalhe pode fazer toda a diferença no momento da compra. O mesmo vale para o vídeo, que consegue explicar detalhes e apresentar o produto sob todos os ângulos.

Resumo | Dia 3

Vimos hoje como agir na hora de cadastrar nossos produtos, forma de melhorar seu anúncio e ajudar o cliente a, literalmente achar produtos na loja, aumentando a chances de conversão na loja, agora é por tudo em prática!! Bora cadastrar os produtos!



Dica Importante: Ao cadastrar suas fotos, crie padrões, por exemplo: se usar fotos com fundo branco, faça isso em todos os itens, se a foto principal for o celular de frente, faça isso com todos os celulares, e dai por diante. Já na descrição e título, use e abuse das palavras substitutivas ou substitutivas, que são aquelas palavras ocultas, elas farão muita diferença nas buscas dentro da loja online!


Na segunda semana deste módulo faremos a 1ª Venda na loja (teste) e falaremos de ferramentas de apoio:
e-mail marketing, Instagram Shop, Google Analytics e Google Shop, fique ligado! Até a amanhã!



Módulo 3 " Como montar sua Loja Virtual " - Dia 3. Programa Loja Conectada Rcell

Hoje vamos falar de Cadastro de Produtos em sua Loja!

A partir de agora, seu comércio funciona 24 horas, permite a busca pelo produto desejado ao digitar palavras-chave e possibilita o pagamento depois de poucos cliques. Diferentemente da loja física, sua loja online não conta com um vendedor disponível para explicar as funcionalidades e benefícios dos produtos à venda. Por esse motivo, você deve aprender e alicar boas práticas para cadastrar seus produtos em sua loja virtual.

Cadastro de Produtos

coloque-se no lugar do cliente

Durante o cadastro dos produtos deve-se máxima atenção, seguir as, boas práticas citadas mais abaixo e principalmente colocar-se no lugar do cliente, fazendo uso das palavras substitutivas, assim as chances de seu produto ser exibido durante uma pesquisa podem chegar a 100%, mas para isso você deve seguir a risca as boas práticas.


Essa leitura levará 9 minutos

No painel inicial, vamos clicar na opção "Adicionar Produtos", ou em "Produtos" no menu lateral.





Aqui vamos adicionar os produtos que nossos clientes poderão comprar na nossa Loja.
Vamos passar pelas opções e aprender como elas funcionam.





*Nome* - O nome do nosso produto, com atenção para não cometer erros, nesse exemplo usaremos os aparelhos Asus Zenfone Shot Plus.

*Descrição* - Informações sobre o produto, desde as características do aparelho, suas especificações técnicas e outros dados úteis. Podemos inclusive adicionar imagens e e links na descrição.

*Fotos* - Imagens do nosso produto, no caso de um aparelho celular é interessante termos várias imagens de diversos ângulos do aparelho, e em boa qualidade. O mínimo recomendado pela Nuvemshop são imagens de 1024x1024 pixels.

*Vídeo* - Podemos adicionar um vídeo sobre o produto, que esteja no Youtube ou no Vimeo, apenas colando o link para ele aqui.

*Preços* - Preço original do produto e preço caso esteja em promoção, com a opção para exibir ou não os preços para os clientes.

*Estoque* - Aqui podemos colocar a quantidade de peças disponíveis no estoque deste aparelho, (quando deixado em branco é considerado ilimitado) assim como o SKU e código de barras (EAN, GTIN, ISBN, etc).

*Tipo de produto* - Defina se seu produto é físico ou digital.

*Peso e dimensões* - No caso de um produto físico, podemos colocar o *Peso* e *Medidas da Embalagem* do produto. A Nuvemshop usará essas informações para calcular o frete do envio.

*Frete grátis* - Informa o cliente que esse produto possui frete grátis.

*Categorias* - Nessa opção podemos atribuir e criar categorias para nossos produtos. Ao clicar em "Adicionar categorias" podemos selecionar uma categoria já criada ou *Criar uma nova* informando o Nome da categoria, por exemplo *Celulares* e clicando em Adicionar nova categoira. Também podemos criar subcategorias, como nosso aparelho de exemplo é um Asus, criaremos a subcategoria Asus, colocando este nome e selecionando a categoria Celulares no menu "Esta categoria será uma subcategoria de:". Isso fará com que ao entrar na categoria Celulares, apareça depois a categoria Asus.








*Variações* - Aqui podemos criar variações do mesmo produto para economizar tempo na criação do nosso catálogo, por exemplo, caso tenhamos mais cores de um mesmo aparelho.

Ao clicar em Adicionar variáveis podemos escolher entre as básicas "Cor" e "Tamanho", ou criarmos a nossa própria, neste exemplo vamos adicionar as variações de cor Preto, Azul, Vermelho e Prata deste aparelho.





Após selecionar e clicar em pronto vamos adicionar as informações que haviamos colocado no produto individual. (Ao ativar as variações as opções individuais acima ficam desativadas)
Podemos colocar para cada cor uma quantia em Estoque, um Preço e Peso diferentes.





*Mais Opções* - Ao clicar em "Editar Opções" podemos adicionar Tags, que são palavras que se pesquisadas na sua loja irão encontrar este item.
Também podemos atribuir uma Marca, no caso Asus, marcar para exibir ou não este produto na Loja, e adicioná-lo as listas de produtos em Destaque, Lançamentos ou Promoções!





Feito tudo isso, podemos clicar em "Publicar Produto" e vermos como ele ficou em nossa loja!





Boas Práticas no Cadastro

A primeira boa prática para cadastrar produtos em sua loja virtual é a organização deles por categorias.
Se o seu comércio eletrônico vende itens de diversas categorias, coloque cada uma delas no departamento correspondente.
Isso facilita a busca do consumidor, que pode visualizar todos os produtos correspondentes à mesma categoria e, desse modo, encontrar outros itens que talvez necessite.

Quando a sua loja online é focada em um determinado nicho, como o de celulares ou games, por exemplo, você deve encontrar subdivisões para organizar melhor os produtos.
Agrupe os produtos por similaridade e coloque-os em subcategorias. Assim, fica mais fácil para o consumidor comparar as marcas existentes no seu e-commerce e escolher aquele produto que atende suas expectativas e necessidades.

Sua loja online não tem um vendedor que explique as funcionalidades e benefícios dos produtos.
Por esse motivo, você deve caprichar nas descrições dele. Seja crítico em relação à forma como o produto está descrito e coloque-se no lugar do consumidor.
Ainda seguindo o exemplo de celulares, você sabe para quê serve um smartphone, mas será que dizer apenas a cor dele é suficiente?

O consumidor que pretende adquirir um smartphone, por exemplo, deseja saber outras informações sobre o produto, como memória, tamanho da tela, processador, etc.
A descrição, portanto, deve travar um diálogo com quem está lendo e explicar todos os detalhes necessários para que não surjam dúvidas durante o processo de compra.
Lembre-se que a descrição deve ser completa, para evitar que o cliente saia do seu ambiente para esclarecer dúvidas fora dele.

O título do produto diz muito sobre ele e facilita tanto a identificação do item quanto a otimização da busca dele, na internet.
Ao descrever um título, utilize o seguinte raciocínio:

• O que é o produto;


• Marca e modelo;

• Quais são as suas características e/ou diferenciais;

• Palavras substitutivas;


No caso do smartphone, seguindo o exemplo de uma Loja de Celulares, poderíamos criar o seguinte título: Smartphone Samsung Galaxy S20 Cinza 128GB, Cor Rosa, 8GB RAM, Tela Infinita de 6.2", Câmera Tripla Traseira, Câmera Frontal 10MP, IP68 e Leitor de Digital.

Smartphone (produto) Samsung Galaxy S20 Cinza (marca + modelo) 128GB, Cor Rosa, 8GB RAM, Tela Infinita de 6.2", Câmera Tripla Traseira, Câmera Frontal 10MP, IP68 e Leitor de Digital (características e diferenciais)

Palavras substitutivas, são palavras "ocultas" que vão no seu cadastro, por exemplo; No caso de um produto acima, podemos por nas palavras ocultas os seguintes termos: Celular e Telefone. Assim se o cliente fizer uma busca por " Celular", mesmo que o Item não tenha essa palavra em sua descrição, ele será mostrado na tela.

Perceba como a construção do título traz uma quantidade de informações que instiga o consumidor a comprar. Por meio desse elemento, ele já tem acesso às características e diferenciais do produto para que a decisão seja tomada no impulso. Se, mesmo assim, ainda houver alguma dúvida, ele pode recorrer à descrição completa.

Cadastrar produtos em loja virtual vai além da organização e descrição dos itens.
Lembre-se que a qualidade das informações influencia na decisão de compra, ou seja, consegue aumentar as suas vendas. Portanto, invista em outros materiais que ajudam a explicar os produtos e convencer os seus clientes sobre comprá-los. Recorra ao uso de imagens e vídeos.

Sobre as imagens, não se limite a usar somente aquelas que os fabricantes compartilham. A maioria das lojas online utiliza essas mesmas imagens, portanto, torna-se mais difícil de você se destacar entre os seus concorrentes. Use-as, mas complemente com as suas. Mostre o seu olhar em relação ao produto, apresentando as outras partes dele que os seus concorrentes não mostram.

Quantas vezes você já quis ver um detalhe de produto e ficou na dúvida sobre comprar o item porque não havia a foto correspondente na loja online? Um simples detalhe pode fazer toda a diferença no momento da compra. O mesmo vale para o vídeo, que consegue explicar detalhes e apresentar o produto sob todos os ângulos.

Resumo
Dia 3

Vimos hoje como agir na hora de cadastrar nossos produtos, forma de melhorar seu anúncio e ajudar o cliente a, literalmente achar produtos na loja, aumentando a chances de conversão na loja, agora é por tudo em prática!! Bora cadastrar os produtos!



Dica Importante: Ao cadastrar suas fotos, crie padrões, por exemplo: se usar fotos com fundo branco, faça isso em todos os itens, se a foto principal for o celular de frente, faça isso com todos os celulares, e dai por diante. Já na descrição e título, use e abuse das palavras substitutivas ou substitutivas, que são aquelas palavras ocultas, elas farão muita diferença nas buscas dentro da loja online!


Na segunda semana deste módulo faremos a 1ª Venda na loja (teste) e falaremos de ferramentas de apoio:
e-mail marketing, Instagram Shop, Google Analytics e Google Shop, fique ligado! Até a amanhã!