Módulo 3 " Google Shopping " - Dia 10. Programa Loja Conectada Rcell
O que é Google Shopping e como usá-lo?
Google Shopping é a vitrine virtual do Google. Nele, são exibidos produtos relevantes em relação à pesquisa do usuário, independentemente do segmento ou nicho. Além de mostrar os itens na página principal, ele possui uma aba exclusiva, a “Shopping”, logo ao lado das categorias “Imagens”, “Vídeos”, “Notícias” e “Maps”.
MAIOR vitrine virtual DO PAÍS
Sua loja no Google, no maior anunciante do país!
O Google Shopping nada mais é do que uma vitrine virtual de produtos das lojas cadastradas. Além disso, o Google Shopping também possui a sua própria página. Lá, as pessoas podem procurar produtos de acordo com sua categoria, marca ou usar o campo de busca para fazer uma pesquisa mais específica.
O que é Google Shopping?
Google Shopping é a vitrine virtual do Google. Nele, são exibidos produtos relevantes em relação à pesquisa do usuário, independentemente do segmento ou nicho. Além de mostrar os itens na página principal, ele possui uma aba exclusiva, a “Shopping”, logo ao lado das categorias “Imagens”, “Vídeos”, “Notícias” e “Maps”.
Até março de 2020, o Google Shopping — integrado ao Google Ads — era apenas uma ferramenta para anúncios pagos. No entanto, em abril, o Google divulgou uma nova modalidade: a listagem gratuita (inclusão de produtos sem cobranças). A implementação, nos Estados Unidos, foi feita no mesmo mês do comunicado; e no Brasil, em outubro.
Diferença entre Google Shopping e Google Ads:
Mesmo que o Google Ads ofereça a opção de campanhas inteligentes para o Google Shopping, é importante destacar que eles não funcionam da mesma maneira.
O Google Shopping é baseado nos atributos dos produtos. A partir deles, a plataforma realiza um cruzamento de dados para entender em quais pesquisas exibir os artigos da loja virtual. Por outro lado, as publicidades do Google Ads (exceto a do tipo “Shopping”) tem como princípio a escolha de palavras-chave feita pelo próprio anunciante.
Essa leitura levará 10 minutos
O Google Shopping funciona da seguinte maneira:
1 - O usuário realiza uma pesquisa no Google;
2 - Sem demora, os produtos (com imagens, preços e nomes das lojas virtuais) são exibidos no topo da página principal;
3 - Caso o usuário clique na aba “Shopping”, na parte superior do buscador, mais resultados são mostrados;
E, ao acessar uma das opções, o potencial cliente é redirecionado à página oficial do produto (para realizar a compra, se assim desejar).
Abaixo, confira exemplos de resultados do Shopping, imaginando que o usuário tenha pesquisado por “ring light” (anel de luz para celular):
Topo da página principal do Google
Entretanto, vale ressaltar que, mesmo após o lançamento da listagem gratuita, a exibição dos produtos patrocinados continua em destaque: na página principal do Google, somente os anúncios pagos são exibidos. Já na aba “Shopping”, há duas seções: no topo, as publicidades; e depois, os artigos classificados organicamente (os não-pagos). A seguir, observe tal divisão sinalizada ao lado direito desta imagem:
Seções “Patrocinados” (anúncios pagos) e “Sobre” (listagem gratuita)
Os não-pagos do Google Shopping são elencados de acordo com a relevância e o histórico de busca do usuário. Os patrocinados, além desses parâmetros, classificam-se segundo os lances feitos pelas empresas anunciantes.
Para se cadastrar no Google Shopping, são necessárias três etapas: criar uma conta no Google Merchant Center, verificar o domínio da sua loja virtual e configurar o feed de produtos. Abaixo, acompanhe os tutoriais:
Crie uma conta no Google Merchant Center
1 - Acesse o Merchant Center e clique no botão “Primeiros passos”;
2 - Faça o login com a sua conta do Google (se o seu negócio já tiver um cadastro no Ads, utilize o mesmo e-mail);
3 - Complete o formulário com as informações da sua loja virtual;
4 - Marque a opção “No meu website” para permitir que os usuários finalizem a compra no seu e-commerce;
5 - Por fim, aceite os termos do Google e clique em “Criar conta”.
1 - Após criar a sua conta, clique no botão “Continuar”;
2 - Em “Website”, acesse a opção “Fornecer a URL do seu site” (informar dados de impostos e envios é opcional);
3 - Copie e cole a URL da sua loja virtual com o “https://” e clique em “Salvar”;
4 - Para verificar o domínio, selecione a opção “Tenho acesso ao meu servidor” (o modo mais simples!);
5 - Em “Escolher método”, clique em “Adicionar uma tag HTML à minha home”;
6 - Copie o código e mantenha essa aba do Google Merchant aberta;
7 - Em outra aba, logue no painel administrador da sua loja virtual e cole tal código no campo correto*;
8 - Retorne à aba do Merchant Center e clique em “Verificar URL”;
9 - Por último, acesse “Reivindicar URL” para autorizar a conexão entre o seu site e o Google Shopping.
O feed é um arquivo com a sua lista de produtos. Ele deve cumprir alguns atributos do Google Shopping, como códigos, títulos, disponibilidades, preços e condições. Para conhecer todos os detalhes e aprender como configurá-los, acesse o Guia de feed do Google.
Com esses pormenores validados e o arquivo da lista exportado, descubra a seguir como gerar o seu feed de produtos no Google Shopping:
1 - Na sua conta Merchant Center, acesse “Produtos” no menu principal;
2 - Selecione a opção “Criar feed de produtos”;
3 - Configure informações básicas, como país (Brasil) e idioma (Português);
4 - Marque “Surfaces do Google” para que os seus artigos sejam exibidos em todas as plataformas do buscador;
5 - Clique em “Continuar”;
6 - Depois, preencha o formulário com dados, como fuso horário, frequência de busca e o arquivo do catálogo de produtos;
7 - Por fim, clique em “Criar feed”.
No Google Shopping, a importação dos produtos pode levar até 48 horas. Se ocorrer algum erro, você será notificado no painel do Merchant Center.
Com todo o processo de cadastro feito, agora sigamos para a próxima fase: aparecer, de fato, no Google Shopping. Conforme introduzido, isso é possível pela listagem gratuita e pela integração do Google Shopping com o Ads. A seguir, descubra as duas formas:
Pela listagem gratuita
1 - Logue na sua conta Merchant Center e acesse “Growth” > “Gerenciar programas”;
2 - Em “Listar seus produtos online gratuitamente”, clique em “Continuar”;
3 - Como você verificou o seu domínio e gerou seu feed de produtos anteriormente, basta aceitar os termos de Google e “Ativar”.
Pela integração do Google Shopping com o Ads
Se você ainda não tem uma conta para anúncios pagos, confira o passo a passo Como se inscrever no Google Ads?. Depois disso, vincule-a à sua do Google Shopping assim:
1 - Acesse novamente “Gerenciar programas”;
2 - Em “Anuncie seus produtos”, clique em “Começar”;
3 - Como você verificou o seu domínio e gerou seu feed de produtos anteriormente, as opções “Website” e “Produtos” já estarão preenchidas;
4 - Ao lado de “Conta do Google Ads”, acesse “Vincular sua conta”;
5 - E clique em “Link”.
Para finalizar a integração, no seu administrador do Google Ads:
6 - Acesse a notificação da vinculação de contas, clicando em “Ver”;
7 - E depois, acesse “Ver detalhes” e “Aprovar”.
Por fim, retornando ao Google Merchant Center:
8 - Acesse “Anúncios” na aba Google Shopping;
9 - E clique em “Ativar”.
Pronto! Agora você já pode impulsionar seus produtos no Google Shopping pelo Ads. Para isso, acesse este guia da ferramenta: Como criar uma campanha do Shopping?. Nele, você encontra todos os passos sobre como configurar o orçamento diário e as prioridades do seu anúncio.
Como visto, com o Google Shopping, é possível dar mais visibilidade aos seus produtos. No entanto, este é apenas um dos seus benefícios. Dentre eles, destacam-se outros cinco:
1 - Contato com um público mais qualificado (que está realmente à procura de produtos do seu nicho);
2 - Ampliação do tráfego da loja virtual;
3 - Aumento da taxa de conversão;
4 - Com a opção de listagem gratuita, menos gastos com mídia;
5 - Auxílio para negócios que estão migrando para o universo online.
1. Aprenda estratégias de SEO.
Preencher os atributos exigidos pelo Google, conforme comentamos anteriormente, é o primeiro passo em direção ao sucesso — quanto mais informações para o anúncio de produtos, melhor.
No entanto, apenas completar os campos sem nenhum parâmetro não é uma boa ideia. O indicado é atrelar isso a estratégias de SEO, a fim de que suas campanhas ofereçam as principais informações dos artigos e estejam alinhadas com as buscas que seu público faz.
Por exemplo: você sabia que os títulos do Google Shopping podem ter até 150 caracteres, mas que, na verdade, são exibidos apenas 70? E que em telas de dispositivos móveis, somente 55? Pois bem, é esse tipo de cuidado que as táticas de SEO podem somar ao seu negócio. Portanto, dedique-se a aprendê-las, combinado?
2. Publique imagens de qualidade.
No Google Shopping, apenas uma fotografia do produto é exibida na página principal e na aba do comparador. Em vista disso, capriche na qualidade das imagens.
Para tal, não é necessário ter um câmera profissional: um smartphone com resolução acima de 13MP já é suficiente. Atente-se também à iluminação do local para que o produto seja retratado com fidelidade (em relação a cores, texturas etc).
No que diz respeito à edição, você pode fazer uma única montagem, mostrando o produto de diferentes ângulos. Só cuidado para não pesar nessa diversidade, pois aí causará um efeito contrário com a poluição visual.
3. Fique de olho na concorrência.
Seus produtos serão comparados com muitos outros. Por isso, observe seus concorrentes. Faça análises de ofertas e veja se há a possibilidade de criar promoções ou oferecer frete grátis para se destacar. Acredite: o Google Shopping é o meio ideal para refletir sobre o que está indo bem e o que pode ser aprimorado.
Além disso, frases de impacto — como “X% de desconto” ou “Confira as promoções da Black Friday!”, por exemplo — são uma das chaves do negócio nesse meio. Por meio delas, com certeza será mais fácil chamar a atenção do seu público e incentivá-lo a clicar e comprar.
Resumo | Dia 10
Esperamos que este guia sobre o Google Shopping tenha te ajudado a entender como esse comparador funciona e por que ele pode fazer toda a diferença nas suas estratégias de canais de venda e de marketing.
Dica Importante: Invista em anúncios para atingir suas metas de vendas online. Mais que isso, invista em conhecimento, o anunciante que domina e entende as ferramentas possuí muito mais chances de sucesso, em relação as demais anunciantes. Escolhas e estrategias corretas é a linha que separa o lucro do prejuízo.
Nos vemos no próximo módulo, com o material EXCLUSIVO de LGPD feito pela Rcell!
Módulo 3 " Google Shopping " - Dia 10. Programa Loja Conectada Rcell
O que é Google Shopping e como usá-lo?
Google Shopping é a vitrine virtual do Google. Nele, são exibidos produtos relevantes em relação à pesquisa do usuário, independentemente do segmento ou nicho. Além de mostrar os itens na página principal, ele possui uma aba exclusiva, a “Shopping”, logo ao lado das categorias “Imagens”, “Vídeos”, “Notícias” e “Maps”.
MAIOR VITRINE VIRTUAL DO PAÍS
Sua loja no Google, no maior anunciante do país!
O Google Shopping nada mais é do que uma vitrine virtual de produtos das lojas cadastradas. Além disso, o Google Shopping também possui a sua própria página. Lá, as pessoas podem procurar produtos de acordo com sua categoria, marca ou usar o campo de busca para fazer uma pesquisa mais específica.
O que é Google Shopping?
Google Shopping é a vitrine virtual do Google. Nele, são exibidos produtos relevantes em relação à pesquisa do usuário, independentemente do segmento ou nicho. Além de mostrar os itens na página principal, ele possui uma aba exclusiva, a “Shopping”, logo ao lado das categorias “Imagens”, “Vídeos”, “Notícias” e “Maps”.
Até março de 2020, o Google Shopping — integrado ao Google Ads — era apenas uma ferramenta para anúncios pagos. No entanto, em abril, o Google divulgou uma nova modalidade: a listagem gratuita (inclusão de produtos sem cobranças). A implementação, nos Estados Unidos, foi feita no mesmo mês do comunicado; e no Brasil, em outubro.
Diferença entre Google Shopping e Google Ads:
Mesmo que o Google Ads ofereça a opção de campanhas inteligentes para o Google Shopping, é importante destacar que eles não funcionam da mesma maneira.
O Google Shopping é baseado nos atributos dos produtos. A partir deles, a plataforma realiza um cruzamento de dados para entender em quais pesquisas exibir os artigos da loja virtual. Por outro lado, as publicidades do Google Ads (exceto a do tipo “Shopping”) tem como princípio a escolha de palavras-chave feita pelo próprio anunciante.
Essa leitura levará 10 minutos
O Google Shopping funciona da seguinte maneira:
1 - O usuário realiza uma pesquisa no Google;
2 - Sem demora, os produtos (com imagens, preços e nomes das lojas virtuais) são exibidos no topo da página principal;
3 - Caso o usuário clique na aba “Shopping”, na parte superior do buscador, mais resultados são mostrados;
E, ao acessar uma das opções, o potencial cliente é redirecionado à página oficial do produto (para realizar a compra, se assim desejar).
Abaixo, confira exemplos de resultados do Shopping, imaginando que o usuário tenha pesquisado por “ring light” (anel de luz para celular):
Topo da página principal do Google
Entretanto, vale ressaltar que, mesmo após o lançamento da listagem gratuita, a exibição dos produtos patrocinados continua em destaque: na página principal do Google, somente os anúncios pagos são exibidos. Já na aba “Shopping”, há duas seções: no topo, as publicidades; e depois, os artigos classificados organicamente (os não-pagos). A seguir, observe tal divisão sinalizada ao lado direito desta imagem:
Seções “Patrocinados” (anúncios pagos) e “Sobre” (listagem gratuita)
Os não-pagos do Google Shopping são elencados de acordo com a relevância e o histórico de busca do usuário. Os patrocinados, além desses parâmetros, classificam-se segundo os lances feitos pelas empresas anunciantes.
Para se cadastrar no Google Shopping, são necessárias três etapas: criar uma conta no Google Merchant Center, verificar o domínio da sua loja virtual e configurar o feed de produtos. Abaixo, acompanhe os tutoriais:
Crie uma conta no Google Merchant Center
1 - Acesse o Merchant Center e clique no botão “Primeiros passos”;
2 - Faça o login com a sua conta do Google (se o seu negócio já tiver um cadastro no Ads, utilize o mesmo e-mail);
3 - Complete o formulário com as informações da sua loja virtual;
4 - Marque a opção “No meu website” para permitir que os usuários finalizem a compra no seu e-commerce;
5 - Por fim, aceite os termos do Google e clique em “Criar conta”.
1 - Após criar a sua conta, clique no botão “Continuar”;
2 - Em “Website”, acesse a opção “Fornecer a URL do seu site” (informar dados de impostos e envios é opcional);
3 - Copie e cole a URL da sua loja virtual com o “https://” e clique em “Salvar”;
4 - Para verificar o domínio, selecione a opção “Tenho acesso ao meu servidor” (o modo mais simples!);
5 - Em “Escolher método”, clique em “Adicionar uma tag HTML à minha home”;
6 - Copie o código e mantenha essa aba do Google Merchant aberta;
7 - Em outra aba, logue no painel administrador da sua loja virtual e cole tal código no campo correto*;
8 - Retorne à aba do Merchant Center e clique em “Verificar URL”;
9 - Por último, acesse “Reivindicar URL” para autorizar a conexão entre o seu site e o Google Shopping.
O feed é um arquivo com a sua lista de produtos. Ele deve cumprir alguns atributos do Google Shopping, como códigos, títulos, disponibilidades, preços e condições. Para conhecer todos os detalhes e aprender como configurá-los, acesse o Guia de feed do Google.
Com esses pormenores validados e o arquivo da lista exportado, descubra a seguir como gerar o seu feed de produtos no Google Shopping:
1 - Na sua conta Merchant Center, acesse “Produtos” no menu principal;
2 - Selecione a opção “Criar feed de produtos”;
3 - Configure informações básicas, como país (Brasil) e idioma (Português);
4 - Marque “Surfaces do Google” para que os seus artigos sejam exibidos em todas as plataformas do buscador;
5 - Clique em “Continuar”;
6 - Depois, preencha o formulário com dados, como fuso horário, frequência de busca e o arquivo do catálogo de produtos;
7 - Por fim, clique em “Criar feed”.
No Google Shopping, a importação dos produtos pode levar até 48 horas. Se ocorrer algum erro, você será notificado no painel do Merchant Center.
Com todo o processo de cadastro feito, agora sigamos para a próxima fase: aparecer, de fato, no Google Shopping. Conforme introduzido, isso é possível pela listagem gratuita e pela integração do Google Shopping com o Ads. A seguir, descubra as duas formas:
Pela listagem gratuita
1 - Logue na sua conta Merchant Center e acesse “Growth” > “Gerenciar programas”;
2 - Em “Listar seus produtos online gratuitamente”, clique em “Continuar”;
3 - Como você verificou o seu domínio e gerou seu feed de produtos anteriormente, basta aceitar os termos de Google e “Ativar”.
Pela integração do Google Shopping com o Ads
Se você ainda não tem uma conta para anúncios pagos, confira o passo a passo Como se inscrever no Google Ads?. Depois disso, vincule-a à sua do Google Shopping assim:
1 - Acesse novamente “Gerenciar programas”;
2 - Em “Anuncie seus produtos”, clique em “Começar”;
3 - Como você verificou o seu domínio e gerou seu feed de produtos anteriormente, as opções “Website” e “Produtos” já estarão preenchidas;
4 - Ao lado de “Conta do Google Ads”, acesse “Vincular sua conta”;
5 - E clique em “Link”.
Para finalizar a integração, no seu administrador do Google Ads:
6 - Acesse a notificação da vinculação de contas, clicando em “Ver”;
7 - E depois, acesse “Ver detalhes” e “Aprovar”.
Por fim, retornando ao Google Merchant Center:
8 - Acesse “Anúncios” na aba Google Shopping;
9 - E clique em “Ativar”.
Pronto! Agora você já pode impulsionar seus produtos no Google Shopping pelo Ads. Para isso, acesse este guia da ferramenta: Como criar uma campanha do Shopping?. Nele, você encontra todos os passos sobre como configurar o orçamento diário e as prioridades do seu anúncio.
Como visto, com o Google Shopping, é possível dar mais visibilidade aos seus produtos. No entanto, este é apenas um dos seus benefícios. Dentre eles, destacam-se outros cinco:
1 - Contato com um público mais qualificado (que está realmente à procura de produtos do seu nicho);
2 - Ampliação do tráfego da loja virtual;
3 - Aumento da taxa de conversão;
4 - Com a opção de listagem gratuita, menos gastos com mídia;
5 - Auxílio para negócios que estão migrando para o universo online.
1. Aprenda estratégias de SEO.
Preencher os atributos exigidos pelo Google, conforme comentamos anteriormente, é o primeiro passo em direção ao sucesso — quanto mais informações para o anúncio de produtos, melhor.
No entanto, apenas completar os campos sem nenhum parâmetro não é uma boa ideia. O indicado é atrelar isso a estratégias de SEO, a fim de que suas campanhas ofereçam as principais informações dos artigos e estejam alinhadas com as buscas que seu público faz.
Por exemplo: você sabia que os títulos do Google Shopping podem ter até 150 caracteres, mas que, na verdade, são exibidos apenas 70? E que em telas de dispositivos móveis, somente 55? Pois bem, é esse tipo de cuidado que as táticas de SEO podem somar ao seu negócio. Portanto, dedique-se a aprendê-las, combinado?
2. Publique imagens de qualidade.
No Google Shopping, apenas uma fotografia do produto é exibida na página principal e na aba do comparador. Em vista disso, capriche na qualidade das imagens.
Para tal, não é necessário ter um câmera profissional: um smartphone com resolução acima de 13MP já é suficiente. Atente-se também à iluminação do local para que o produto seja retratado com fidelidade (em relação a cores, texturas etc).
No que diz respeito à edição, você pode fazer uma única montagem, mostrando o produto de diferentes ângulos. Só cuidado para não pesar nessa diversidade, pois aí causará um efeito contrário com a poluição visual.
3. Fique de olho na concorrência.
Seus produtos serão comparados com muitos outros. Por isso, observe seus concorrentes. Faça análises de ofertas e veja se há a possibilidade de criar promoções ou oferecer frete grátis para se destacar. Acredite: o Google Shopping é o meio ideal para refletir sobre o que está indo bem e o que pode ser aprimorado.
Além disso, frases de impacto — como “X% de desconto” ou “Confira as promoções da Black Friday!”, por exemplo — são uma das chaves do negócio nesse meio. Por meio delas, com certeza será mais fácil chamar a atenção do seu público e incentivá-lo a clicar e comprar.
Resumo
Dia 10
Esperamos que este guia sobre o Google Shopping tenha te ajudado a entender como esse comparador funciona e por que ele pode fazer toda a diferença nas suas estratégias de canais de venda e de marketing.
Dica Importante:
Invista em anúncios para atingir suas metas de vendas online. Mais que isso, invista em conhecimento, o anunciante que domina e entende as ferramentas possuí muito mais chances de sucesso, em relação as demais anunciantes. Escolhas e estrategias corretas é a linha que separa o lucro do prejuízo.
Nos vemos no próximo módulo, com o material EXCLUSIVO de LGPD feito pela Rcell!