Módulo 3 " Como montar sua Loja Virtual " - Dia 6. Programa Loja Conectada Rcell
Vamos hoje fazer todo o processo de compra em nosso site!
Você vivenciará um dia na pele do seu cliente.
TESTE
SUA LOJA SEMPRE
Vamos fazer uma compra teste para termos plena certeza de que está tudo funcionando corretamente, além disso, você verá como está seu nível de UX (experiência do usuário).
Essa leitura levará 7 minutos
Quando seu cliente escolher o produto que deseja, ele irá clicar em "Incluir no carrinho".
Após inserir todos os produtos, ele irá clicar em "Finalizar Compra" no carrinho.
Em seguida ele irá inserir um Email e o CEP para efetuar a compra, e após isso clicar em Continuar.
Seu cliente selecionará o método de entrega ou retirada e clicará em "Continuar"
Agora ele irá adicionar todas as informações de endereço para a entrega.
E selecionará o método de pagamento, podendo também adicionar uma observação para a entrega ou sobre o produto.
Após isso o pedido será criado, no caso utilizamos o Boleto como teste, então temos a opção de "Fazer o Pagamento", além disso, o boleto será enviado ao email informado pelo cliente.
Essa leitura levará 5 minutos
Sempre que você receber um pedido, você será alertado pelo E-mail que usou na criação da sua conta Nuvemshop, e também aparecerá um aviso de pedido no seu Painel principal.
Nele vamos clicar em "Ver Agora", ou no menu lateral em "Vendas".
Aqui veremos os detalhes do pedido, como os produtos, tipo de pagamento e entrega.
Também podemos entrar em contato com o cliente por Email e Whatsapp.
No caso dos pagamentos pelo PagSeguro, o status do pagamento será autalizado automaticamente, caso o cliente tenha feito algum tipo de pagamento direto para você, você pode clicar em "Marcar pagamento recebido" para informar para a Nuvemshop que o pagamento já foi feito e prosseguir com a entrega.
Mas antes disso, vamos clicar no botão "Imprimir etiqueta".
Aqui poderemos imprimir uma etiqueta personalizada com a nossa Logo e informações do pedido para colocarmos na embalagem.
Também podemos clicar para "Baixar declaração de conteúdo";
Os Correios solicita aos microempreendedores individuais (MEIs) uma declaração de conteúdo em todas as remessas nacionais.
Para esse exemplo, vamos simular que nosso cliente já efetuou o pagamento, e vamos clicar em "Marcar pagamento recebido", o status de pagamento mudará para "Pagamento recebido".
Agora, você deve embalar o produto e deixar pronto para enviar pelos Correios, ou pela forma de envio que definiu.
Assim que o produto estiver embalado, vamos clicar em "Marcar como embalado", e assim que enviar o produto, clique em "Notificar o envio".
Nesse campo que aparecerá, você pode colocar o Código de rastreio que os Correios informou após a postagem, marcar a opção de notificar o cliente por E-mail e clicar em "Notificar o envio".
E está feito! Seu cliente receberá uma notificação por e-mail informando o código de rastreio dos Correios junto a página de rastreio do nosso Site!
Lembrando que no painel inicial temos um atalho para copiar e divulgar o link do nosso site, basta clicar em "Copiar Link" na categoria Dicas Nuvem.
Resumo | Dia 6
Hoje vimos como funcionará o fluxo de compra do nosso cliente, executamos uma compra teste e assim fechamos o ciclo de construção e teste de nossa loja virtual, durante a semana abordaremos de ferramentas de apoio para sua loja online, fique ligado!
Dica Importante: Teste sempre que possível. É essencial executar compras testes para medir o funcionamento do sue comercio eletrônico, além disso, essa prática lhe dá a chance real de detectar falhas e corrigi-las, proporcionando sempre a melhor experiência aos seus clientes!
Até amanhã!
Módulo 3 " Como montar sua Loja Virtual " - Dia 6. Programa Loja Conectada Rcell
Vamos hoje fazer todo o processo de compra em nosso site!
Você vivenciará um dia na pele do seu cliente.
TESTE
SUA LOJA SEMPRE
Vamos fazer uma compra teste para termos plena certeza de que está tudo funcionando corretamente, além disso, você verá como está seu nível de UX (experiência do usuário).
Essa leitura levará 7 minutos
Quando seu cliente escolher o produto que deseja, ele irá clicar em "Incluir no carrinho".
Após inserir todos os produtos, ele irá clicar em "Finalizar Compra" no carrinho.
Em seguida ele irá inserir um Email e o CEP para efetuar a compra, e após isso clicar em Continuar.
Seu cliente selecionará o método de entrega ou retirada e clicará em "Continuar"
Agora ele irá adicionar todas as informações de endereço para a entrega.
E selecionará o método de pagamento, podendo também adicionar uma observação para a entrega ou sobre o produto.
Após isso o pedido será criado, no caso utilizamos o Boleto como teste, então temos a opção de "Fazer o Pagamento", além disso, o boleto será enviado ao email informado pelo cliente.
Essa leitura levará 5 minutos
Sempre que você receber um pedido, você será alertado pelo E-mail que usou na criação da sua conta Nuvemshop, e também aparecerá um aviso de pedido no seu Painel principal.
Nele vamos clicar em "Ver Agora", ou no menu lateral em "Vendas".
Aqui veremos os detalhes do pedido, como os produtos, tipo de pagamento e entrega.
Também podemos entrar em contato com o cliente por Email e Whatsapp.
No caso dos pagamentos pelo PagSeguro, o status do pagamento será autalizado automaticamente, caso o cliente tenha feito algum tipo de pagamento direto para você, você pode clicar em "Marcar pagamento recebido" para informar para a Nuvemshop que o pagamento já foi feito e prosseguir com a entrega.
Mas antes disso, vamos clicar no botão "Imprimir etiqueta".
Aqui poderemos imprimir uma etiqueta personalizada com a nossa Logo e informações do pedido para colocarmos na embalagem.
Também podemos clicar para "Baixar declaração de conteúdo";
Os Correios solicita aos microempreendedores individuais (MEIs) uma declaração de conteúdo em todas as remessas nacionais.
Para esse exemplo, vamos simular que nosso cliente já efetuou o pagamento, e vamos clicar em "Marcar pagamento recebido", o status de pagamento mudará para "Pagamento recebido".
Agora, você deve embalar o produto e deixar pronto para enviar pelos Correios, ou pela forma de envio que definiu.
Assim que o produto estiver embalado, vamos clicar em "Marcar como embalado", e assim que enviar o produto, clique em "Notificar o envio".
Nesse campo que aparecerá, você pode colocar o Código de rastreio que os Correios informou após a postagem, marcar a opção de notificar o cliente por E-mail e clicar em "Notificar o envio".
E está feito! Seu cliente receberá uma notificação por e-mail informando o código de rastreio dos Correios junto a página de rastreio do nosso Site!
Lembrando que no painel inicial temos um atalho para copiar e divulgar o link do nosso site, basta clicar em "Copiar Link" na categoria Dicas Nuvem.
Resumo
Dia 6
Hoje entendemos mais sobre plataformas prontas, para montagem de e-commerce e vimos também como dar o primeiro passo rumo a nosso loja virtual própria, sem depender de agências, programadores, desenvolvedores, nem conhecimentos em html ou outras linguagens. Usaremos apenas alguma plataforma existente no mercado, para viabilizar nosso projeto de ter sua própria virtual.
Dica Importante: Aproveite o dia de hoje para pesquisar alguns modelos de Lojas feitas através do NuvemShop, assim na aula de amanhã você terá uma base e referências para montar seu layout!
Mais a frente neste módulo faremos a 1ª Venda na loja (teste) e falaremos de
ferramentas de apoio:
e-mail marketing, Instagram Shop, Google Analytics e Google Shop, fique ligado! Até amanhã!