Duas técnicas poderosas de renderização usadas para trazer o realismo às imagens digitais. Mas, muitos ainda não sabem o que é ray tracing e path tracing. Embora ambos sejam usados com frequência, existem algumas diferenças fundamentais entre eles.
Aqui, vamos falar desde quando e como esses dois métodos surgiram até como podem ser usados. Com isso, você estará melhor preparado para escolher consoles de videogame para sua loja, explicá-los para os clientes e muito mais. Entenda o que é ray tracing e path tracing:
O que é Ray Tracing?
Como já dissemos no início, é uma tecnologia de renderização. O ray tracing foi desenvolvido para simular a luz e suas interações com objetos. Utilizando algoritmos, computação gráfica e geometria tridimensional, é possível produzir cenas reais com incríveis níveis de detalhamento – o que garante um realismo espetacular no resultado final.
Os métodos de renderização típicos e usados anteriormente não conseguiam entregar a mesma similaridade com o real. O ray tracing simula o comportamento real da luz. Logo, é capaz de produzir sombras, refrações e reflexões de altíssima qualidade.
Ray Tracing vs rasterizaçãoFonte: BENCHMARKS FOR GAMERS (YouTube)/reprodução
Quais videogames têm Ray Tracing?
Pelo tamanho da qualidade proporcionada, o ray tracing está sendo amplamente utilizado em jogos de videogame modernos e muitos filmes de animação. Por isso, separamos uma lista dos principais jogos da atualidade que contam com essa tecnologia. Veja:
- Cyberpunk 2077
- Battlefield V
- Call of Duty: Modern Warfare
- Wolfenstein: Youngblood
- Metro Exodus
- Watch Dogs: Legion
- Quake II RTX
- Minecraft
- Shadow of the Tomb Raider
- Control
Atualmente, o único console que oferece suporte ao Ray Tracing é o Playstation 5. O Xbox Series X e S também oferecem suporte ao Ray Tracing, mas como recurso de software. Logo, investir em consoles PS5 para a sua loja pode ser um ótimo negócio.
O que é Path Tracing?
Diferença entre técnicas de iluminação Fonte: NVIDIA/reprodução
O Path Tracing, por sua vez, é uma técnica computacional de renderização muito parecida com o Ray Tracing. Porém, esta usa um algoritmo ainda mais preciso para gerar os resultados. Então, o Path Tracing pode gerar imagens mais realistas.
Ele também é conhecido como método de aderência global, pois é capaz de simular o caminho da luz através do espaço 3D (tridimensional) , fornecendo resultados extremamente realistas nos videogames. Além disso, o Path Tracing usa mais tempo de processamento e uma maior quantidade de memória, o que o torna um pouco mais custoso.
Quais videogames tem Path Tracing?
Em 2018, a Nvidia Corporation (Nvidia) conseguiu introduzir para a audiência o conceito de iluminação e fazê-los entender o que é Ray Tracing nos games. Porém, essa técnica já era amplamente utilizada na indústria cinematográfica e era amplamente difundida no cinema.
No final do ano passado, a mesma companhia iniciou suas buscas por maiores atualizações – o Path Tracing. Então, novos lançamentos podem trazer suporte a tecnologia. Lembrando que, ainda são poucos os que rodam gráficos com Ray Tracing.
As diferenças entre Ray Tracing e Path Tracing
O Ray Tracing e o Path Tracing são tecnologias de renderização que têm vindo a melhorar a qualidade gráfica nos jogos de videogame. Elas permitem aos jogos gerar imagens mais ricas e realistas.
Contudo, qual é a diferença entre os dois? O Ray Tracing leva em conta os efeitos de reflexão, refração e iluminação para gerar imagens mais realistas. Ele oferece um nível de realismo que era impossível de se alcançar sem a tecnologia.
Enquanto o Path Tracing, por outro lado, é basicamente um algoritmo que leva em conta as interações da luz com a cena e determina como essa luz deve se comportar. Isso permite aos programadores renderizar imagens mais realistas, incluindo efeitos de iluminação, reflexão e refração.
Agora, você entende o que é Ray Tracing e Path Tracing? Comenta aqui se seus clientes têm dúvida sobre assunto.