Um ambiente de trabalho saudável é a chave para o sucesso de qualquer organização. Falamos um pouco sobre isso nesse texto. Se você está se perguntando “o que é employee experience?”, calma que vamos te explicar em detalhes.
O termo “employee experience” (experiência do colaborador, em tradução livre) está relacionado a isso, porque é a soma de todas as experiências e interações entre colaborador e empresa. Desde o recrutamento até a aposentadoria.
O employee experience está se tornando cada vez mais importante, pois tem um impacto direto na satisfação dos funcionários. Como gestor ou empreendedor, fazer o movimento de entender o outro lado é importante A partir disso, o nível de retenção e motivação fica mais claro.
Neste artigo, abordaremos o que é employee experience, como ela pode ser melhorada e os benefícios que ela traz.
O que é Employee Experience?
Como já explicamos, o termo diz respeito às experiências e interações que um funcionário tem com sua organização. Desde o recrutamento até a aposentadoria, é importante destacar o relacionamento entre o funcionário e seu chefe.
Pense que todos os colaboradores de um negócio: pensam, sentem e possuem opiniões sobre. Se a área de Recursos Humanos da sua empresa está olhando para isso como ponto central a ser olhado, é uma área atenta ao mercado.
Isso porque, de acordo com uma pesquisa realizada pela Deloitte, 80% dos profissionais de RH acreditam na importância de trabalhar a “employee experience”, mas apenas 22% deles consideram sua organização apta para executar isso.
Quer saber um pouco mais sobre o que é employee experience e como aplicar na sua empresa? Vem com a gente:
Quais são os pilares?
A PinPeople realizou uma pesquisa, a fim de entender mais o que é employee experience e a base em torno dessa metodologia. O que eles entenderam com esse estudo é que a experiência do colaborador para com a empresa se baseada a partir dos seguintes pilares:
Envolvimento
O pilar de envolvimento fala sobre a conexão entre empresa e colaborador. Ambos precisam estar dispostos a criar experiências positivas e laços duradouros. Se o envolvimento de uma das partes for maior do que a outra, a experiência está comprometida. De acordo com a pesquisa, os aspectos fundamentais que geram envolvimento são: identificação e o engajamento.
Pessoas
O próximo pilar dentro da employee experience são as pessoas. Toda interação dentro do ambiente de trabalho é construída por pessoas. Seja no varejo ou no mundo corporativo, alguns grupos sempre se destacam – o time e o líder.
Em outras palavras, quando estamos falando de um ambiente coletivo precisamos levar em conta as construções de relações. Ainda mais quando envolve gestão de um time. Aqui é onde se torna importante a cultura de feedback.
Suporte
O último pilar é o que precede a cultura de feedback, o suporte. Os aspectos fundamentais dentro desse contexto, na pesquisa, são: aprendizado, desenvolvimento, ambiente de trabalho e reconhecimento.
Basicamente, esteja disponível para os seus colaboradores. Seja para tirar dúvidas, aconselhar, escutar ativamente ou elogiar. Lembre-se que você está lidando com pessoas, não máquinas.
Como implementar uma estratégia de Employee Experience?
Uma vez que você já entendeu o que é employee experience, já é momento de pensar na aplicação. Há várias maneiras de fazer isso, desde oferecer novas condições de trabalho até programas de crescimento. Separamos algumas dicas nesse cenário:
1 – Oferecer condições flexíveis
Uma das maneiras mais eficazes de melhorar a employee experience é oferecer condições de trabalho flexíveis. Essas circunstâncias permitem que os funcionários trabalhem de maneira produtiva e eficaz, além de lhes proporcionar um maior nível de satisfação.
É importante também aderir a flexibilidade no seu dia a dia. Avalie as situações, se são pontuais e únicas. Por exemplo, idas a médicos ou resoluções de problemas pessoais.
2 – Programas de desenvolvimento
Desenvolver espaços onde seus colaboradores possam aprender, crescer e tirar dúvidas é importante. Treinamentos permitem que os funcionários desenvolvam suas habilidades e se tornem mais produtivos. Estes programas melhoram a sua confiança e motivação do colaborador com o próprio trabalho.
3 – Oportunidades de crescimento
Oferecer ferramentas para o desenvolvimento é importante, mas é preciso também é necessário oportunidades para se aplicar aquilo que foi aprendido. É sobre crescimento profissional em todos os sentidos.
4 – Reconhecimento
Uma das maneiras mais importantes de melhorar a employee experience é o incentivo. Questões como criatividade e o trabalho em equipe são importantes no meio profissional. Se o seu colaborador está atingindo esses objetivos, sinalize-o e parabenize.
Na Rcell, procuramos sempre reconhecer nossos talentos com premiações e vantagens. É uma forma de demonstrar que valorizamos o trabalho árduo dos funcionários.
E é assim que a employee experience pode ser melhorada na sua organização. Lembre-se que estes fatores contribuem para o aumento da satisfação dos funcionários, na retenção de talentos e na motivação.
Tudo isso, por sua vez, resulta em maior produtividade e melhores resultados. Compartilhe essas dicas com seus colegas de trabalho, proponha uma discussão. Depois, volte aqui e comente os resultados. Se sobrou alguma dúvida sobre o que é employee experience, comente também.