O mundo dos negócios pode ser muito ambíguo. Até porque, não existe uma fórmula secreta que garanta que seu negócio terá sucesso. Aliás, se você veio aqui procurando dicas de empreendedorismo milagrosas, não vai encontrar.
Com mais de 20 anos de experiência no mercado de distribuição, entendemos que o sucesso está muito mais ligado aos detalhes de cada ação. Por isso, reunimos conhecimento para te entregar as melhores dicas de empreendedorismo que nunca te contaram.
1 – Desistir não é uma opção
A decisão de iniciar seu próprio empreendimento não acontece de uma hora para a outra. É um passo que exige muita reflexão e estruturação, antes de qualquer coisa. De acordo com Paolo Rocha, nosso Head de E-commerce, nossas ações precisam de propósito para funcionar.
A palavra “propósito” significa finalidade ou intuito. Em outras palavras, alguém com propósito é aquele que tem um objetivo e sabe onde quer chegar. Então, as atitudes no processo precisam estar alinhadas com o propósito.
Mas o que isso tem a ver com desistir de um empreendimento? Tudo. É preciso ter em mente que você é o responsável pela realização do seu negócio. Isso significa que garra, foco e atitude são necessários para fazer acontecer. Acima de tudo isso, vem o propósito.
Se pergunte se as pedras e tempestades no caminho são maiores que a sua força de vontade de fazer acontecer. Se você quer ver seu empreendimento ter sucesso, desistir não pode ser uma das opções.
2 – Tenha inteligência emocional
Essa é uma das melhores dicas de empreendedorismo que alguém que está iniciando pode receber. É fato que os momentos de crise vão acontecer e cabe a você, reagir de maneira apropriada. A inteligência emocional é um conceito psicológico que visa a habilidade de reconhecer e gerir os próprios sentimentos.
Lembre-se que ao se tornar um empreendedor, você se torna o ponto focal de muitas situações. Para enfrentar esses desafios, se prepare para lidar com qualquer tipo de tempestividade que possa surgir – ouvir grosserias, ser ignorado, quebra de expectativa, impulsividade, admissões e demissões no negócios, etc.
Fazer isso não é a tarefa mais simples do mundo porque as emoções podem ficar à flor da pele em questão de segundos. A inteligência emocional se divide em cinco pilares:
- Autoconhecimento;
- Saber lidar com as emoções;
- Motivação;
- Empatia;
- Relacionamento.
A partir disso, começa o seu desenvolvimento em cada um desses pilares.
3 – O centro do empreendimento (você ou o cliente?)
No mundo do empreendedorismo, existe a máxima do “cliente sempre tem razão”. Esse conceito foi muito difundido, principalmente no varejo. Essa frase surgiu a partir de um conceito chamado Customer Centric. Em tradução livre, o cliente no centro.
Esse modelo de atuação coloca a experiência do cliente em primeiro lugar. Isso porque se entende que, atualmente, não basta apenas oferecer um produto de qualidade com preço acessível. É necessário entregar mais para aquela pessoa que está consumindo no seu negócio.
De forma prática, todas as decisões e escolhas da empresa precisam pensar na experiência do cliente. Além disso, os resultados do negócio visam o mesmo. Uma pesquisa realizada pela Deloitte mostrou que empresas que usam desse modelo são 60% mais lucrativas.
Por outro lado, o seu empreendimento é a materialização da sua ideia. Isso faz com que muitos empreendedores se coloquem no centro. Aqui, o desapego pode ser uma solução interessante.
Embora a empresa esteja acontecendo pela sua iniciativa, suas ideias e estratégias, mas isso estaria acontecendo sem os clientes? O segredo do sucesso está em levar aquilo que alguém realmente quer ou precisa. Por isso, vale a pena refletir sobre essa dica de empreendedorismo e decidir sobre o centro do seu empreendimento.
4 – Conhecimento é constante
Essa dica de empreendedorismo também é uma grande lição de vida. Mesmo que você já tenha se formado, continue buscando os estudos. Seja em formato de cursos livres, pós-graduação, MBA, palestras ou livros.
Essa prática recebe o nome de lifelong learning. Em outras palavras, o seu aprendizado não tem uma data para acabar. Nesse cenário, também estão inclusos habilidades competências que podem tornar a sua empresa mais eficiente.
A necessidade do conhecimento se torna ainda mais forte quando se é um empreendedor, porque o mundo dos negócios está sempre se atualizando – independente do ramo. Novas estratégias, novas ferramentas, novas oportunidades e por aí vai.
5 – Ferramentas podem ser aliadas
Embora essa frase possa soar de uma forma fria, tempo é dinheiro. Ainda mais quando estamos falando sobre dicas de empreendedorismo e negócios. Isso é uma máxima operacional, porque quanto mais sucesso seu negócio alcançar é provável que a quantidade de trabalho aumente.
Contudo, o dia continua tendo apenas 24 horas. Então, o tempo passa a ser mais precioso. Por isso, pesquise ferramentas que possam otimizar as tarefas da sua empresa.
6 – Planejamento é a chave
Antes de tudo, trabalhe seu plano de negócios. Esse documento é o que vai ditar seus passos no desenvolvimento do negócio. Por isso, vale a pena analisar:
- O mercado de atuação;
- As empresas do segmento, concorrentes;
- As finanças do empreendimento;
- Os produtos e/ou serviços do ramo;
- Valores a cobrar.
Essas informações reunidas serão como um manual de instruções da sua empresa. Além disso, também é necessário pensar em um planejamento a longo prazo. Isso significa analisar o cenário macro e micro, definindo assim as ações que precisam ser tomadas para real.
A principal dica de empreendedorismo aqui é: mantenha essa organização ao longo da estruturação. Se caso optar por trabalhar com produtos físicos, estude sobre gestão de estoque.
7 – Valide seu negócio
Com seu planejamento em mãos, é necessário validar todas as ideias. Então, analise ponto por ponto e confirme se está tudo correto. Uma forma muito eficaz de validação é observar se a ideia é factível.
Por exemplo, comprovar que aquilo PODE ser feito e VAI gerar resultado. Fazendo isso, você diminui a possibilidade de colocar muito esforço em ações que não vão agregar a sua empresa.
De todas as dicas de empreendimento, essa pode ser a mais chata de colocar em prática. Mas, optar por não fazer isso é o mesmo que aceitar correr o risco de seu plano tático fracassar.
7 – Identidade e Originalidade
Toda empresa precisa de uma identidade visual. Dentro disso, você pode contratar alguém especializado ou encarar o desafio. Lembre-se que essa identidade precisa estar muito alinhada com o produto ou serviço que sua empresa vai oferecer. Essa criação vai impactar em uma série de questões futuras, como estratégias de marketing e vendas.
Um fator importante dentro do marketing é a originalidade. Cuidado para não usar referências demais de outro lugar e acabar se prejudicando. Essa é uma dica de empreendedorismo que vale ouro. Além de diminuir a credibilidade do seu negócio, também não é uma garantia de resultado.
10 – Mantenha atenção nas burocracias
Abrir uma empresa não é brincadeira. É uma lista de burocracias rigorosas que precisam estar em dia. Algumas coisas podem ser simplificadas, mas outras não. Se você não se sente apto para ter essa responsabilidade, pode significar que ainda não está pronto para ser um empresário.
Essa dificuldade não significa que você deve desistir. Muito pelo contrário, a nossa dica de empreendedorismo é: tenha o dobro de atenção nesses detalhes burocráticos. É melhor prevenir, do que remediar. O que precisa ser feito vai depender do ramo que você escolher atuar.