Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), o Brasil pode crescer cada vez mais no mercado da tecnologia. Isso significa que qualquer pessoa que tenha interesse nessa comunidade, deve se preparar.
Essa previsão também mostra como o mundo está enxergando o ramo. Por isso, é importante que o seu negócio esteja entregando qualidade. Desde o atendimento até o sistema de controle de estoque de produtos eletrônicos.
Com mais de 20 anos de mercado, nossa visão é a evolução. Pensando nisso, reunimos tudo que um lojista precisa saber sobre estoque de produtos eletrônicos. Veja:
Entendendo o estoque de produtos eletrônicos
Para que seu negócio gere frutos, é necessário plantar as sementes corretas. Parte do início de um empreendimento é se preocupar com o que você vai vender, como irá investir nesse produto, de qual forma pretende vendê-lo e aonde irá armazená-lo.
Uma vez que você já entendeu quais produtos eletrônicos que pretende comercializar, está na hora de pensar em previsibilidade e estoque. Isso significa analisar esses produtos para entender como ele irá se manter no mercado. Isso inclui:
- Avaliar o público alvo;
- Perfil do produto;
- Volume de tráfego no mercado para a localização da loja física ou online;
- Data de lançamento;
- Rotatividade;
- Popularidade;
- Durabilidade.
Se você adicionar, por exemplo, 100 celulares ao seu estoque de produtos eletrônicos e 90 foram vendidos – houve uma rotatividade de 90% do estoque deste produto.
Nesse caso, o lojista já estaria mais próximo de um posicionamento de produto. Isso significa mais dados antes do próximo abastecimento. É claro que, se o seu apetite de risco for grande, pode investir em uma quantidade maior.
Definindo o estoque inicial
Se você está começando a sua loja relacionada à tecnologia e ainda não pensou sobre seu estoque de produtos eletrônicos, precisa se munir das informações corretas.
Para um empreendedor que está começando do zero, definir o estoque de produtos eletrônicos é relativo. O melhor caminho é se basear em estudos e dados. A assertividade vai depender da qualidade da pesquisa.
O ideal é iniciar com uma quantidade minimizada de produtos se baseando na pesquisa. Conforme o tempo for passando, aumente o foco baseado nos conhecimentos adquiridos com a experiência de venda.
Controle de estoque
Os maiores erros com estoque de produtos eletrônicos são de logística e controle. Todo lojista precisa de uma ferramenta para gerenciar a saída e entrada de produtos. Existem ferramentas gratuitas e pagas, das mais acessíveis até as mais caras. Mas para alguém que está começando, essa não é a prioridade.
Modelos de Sistemas
Antes de pensar em valores, é importante saber sobre os modelos de controle. Todas as ferramentas são baseadas nesses modelos de sistemas. Assim, cada lojista pode escolher qual caminho agrega mais ao seu negócio. Alguns deles:
Enterprise Resource Planning (ERP)
Esse sistema procura incluir todo o fluxo de informações em um único lugar. Quando bem feito, permite elaboração e avaliação de inventários que analisam o desempenho dos produtos no estoque.
Just in Time
Em tradução livre, seu nome significa “bem a tempo” ou “no momento exato”. Isso porque a ideia aqui é reduzir custos, mantendo apenas a quantidade de produtos que atende à demanda.
Supplier Relationship Management (SRM)
Com foco mais estratégico, esse sistema gerencia: aquisição, venda e inventário.
UEPS
A sigla significa “último a entrar, primeiro a sair”. Logo, esse sistema organiza as informações para que os produtos que entraram primeiro tenham prioridade na venda.
PEPS
A sigla significa “primeiro a entrar, primeiro a sair”. Contrariando o sistema anterior, os últimos produtos são vendidos primeiro.
Ferramentas
Nossa dica é: escolha aquilo que cabe em seu orçamento. Agora que você já conhece alguns modelos de sistema, fica mais fácil escolher uma ferramenta.
Trouxemos algumas das principais :
- PolyPM;
- Monday;
- ERPAG;
- OleaERP;
- Freshservice;
- Asset Panda;
- Odoo.
Dicas para Gestão de Estoque de Produtos Eletrônicos
Manter um estoque de produtos eletrônicos não é uma tarefa simples. Quando se é um empreendedor dentro do mercado da tecnologia, existem outras preocupações no cotidiano. Contudo, o armazenamento dos seus produtos também é algo que precisa de planejamento.
Pensando nisso, separamos algumas dicas para os lojistas e comerciantes interessados. Veja só:
1 – Clima Ideal
A umidade e a variação de temperatura podem gerar oxidação. Armazene seu estoque de produtos eletrônicos em ambientes secos e frescos. Isso porque os equipamentos possuem uma vida útil, influenciada diretamente pelo clima do espaço. Cômodos como porão ou sótão têm mais chances de aquosidade.
2 – Atenção a Luz Solar
A luz do sol não combina com um estoque de equipamentos eletrônicos. O que acontece é que a radiação solar é prejudicial à parte externa dos aparelhos. Em outras palavras, o visual do produto fica comprometido e isso, consequentemente, impacta nas suas vendas.
Além disso, a iluminação solar em excesso se encaixa em uma variação de temperatura.
3 – Limpeza
Os seus produtos merecem ser bem tratados. Isso significa manter a higiene do seu estoque de produtos eletrônicos. Evite o acúmulo de poeira, consumo de alimentos no local, entrada e saída de estranhos.
Pense que aqueles se a sua intenção é comercializar esses equipamentos, eles precisam ter sua qualidade mantida. Até porque pode ser o sonho de alguém adquirir aquele smartphone ou notebook, por exemplo.
4 – Embalagem
Mantenha os produtos embalados, ainda mais se o seu estoque de produtos eletrônicos tiver algum tipo de mobilidade. Você pode usar a caixa original ou investir em embalagens para sua loja – fica a seu critério. As embalagens garantem a preservação daquele aparelho quando há necessidade de transporte, movimento ou até acidentes cotidianos.
Em geral, os lojistas recebem seus equipamentos já embalados de forma segura e confiável. Ainda mais quando eles vêm de uma distribuidora de confiança. Contudo, você pode investir em um reforço adicional usando plástico bolha ou isopor.
Lembre-se que os espaços vazios dentro das caixas devem ter preenchidos, para que o produto não se mova.
5 – Acessórios
A maioria dos equipamentos eletrônicos carregam acessórios em conjunto. Por exemplo, cabos de conexão ou carregadores. Quando essas ferramentas são danificadas, o mau funcionamento acontece.
Isso significa que eles precisam ser preservados tanto quanto o restante do produto. Procure evitar dobrar esses acessórios. Por exemplo, dar diversas voltas ou circulá-los em outro objeto.
6 – Segurança
É um clichê, mas, segurança precisa vir em primeiro lugar. Na hora de escolher onde manter o seu estoque de produtos eletrônicos, pense sobre proteção. Até porque todos esses equipamentos são um investimento. Com certeza você está esperando por um retorno. Então, atenção e cautela nunca são demais.
Encontre um distribuidor de produtos eletrônicos!
O melhor acerto dentro desse cenário é ter uma governança na linha de estoque. Além disso, encontre um parceiro distribuidor que te ajude nessa gestão. Na Loja RCELL, você abastece seu estoque com praticidade e facilidade.
Restou alguma dúvida sobre como organizar estoque de loja de eletrônicos? Comenta aqui, lojista.
Aproveite e veja também: