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Módulo 2 "Facebook para Lojistas" - Dia 4. Programa Loja Conectada Rcell
Hoje, vamos aprender a criar uma loja de produtos dentro do próprio Facebook, que funcionará como um catálogo para que os clientes vejam os itens e prossigam para a compra em um site externo ou diretamente com você!
MONTANDO MINHA LOJA NO FACEBOOK
Com a loja virtual no Facebook, você pode mostrar os seus produtos para pessoas interessadas, já que os seguidores da sua página são clientes ou potenciais clientes do seu negócio. Atualmente, ainda é possível integrar a loja virtual no Facebook com a loja do Instagram, além disso, é possível direcionar a venda para seu número do WhatsApp Business
Criando a minha loja!
Entraremos de forma datalhada na criação e configuraçãio de sua loja!
O primeiro a se fazer é acessar o painél do criador de loja, ele pode ser acessador de 2 maneiras, caso você já tenha realizado todos os processos de configuração de sua página, ele aparecerá no menu a esquerda, em "Gerenciar Loja".
Caso ele não apareça ali, desça um pouco a página da loja e você encontrará as "Ferramentas do Facebook para Empresas gratuitas", e dentro delas estará a opção "Vender seus produtos", que nos leva ao mesmo lugar.
Um assistente de configuração aparecerá, vamos segui-lo.
Lembre-se de ler todas as informações que são mostradas pelo Facebook com atenção!
Clique em "Iniciar configuração da loja".
Leia as informações com atenção e clique em "Avançar".
Aqui vamos escolher se a finalização da compra dos nossos itens da loja será feita em um site externo nosso, ou por negociação direta pelo Messenger, caso você não possua um site, não se preocupe, a criação de um site será tema do Módulo 3 deste Programa! No nosso caso selecionaremos "Finalização de compra em outro site".
Nesta etapa criaremos nossa conta do Gerenciador de Comércio do Facebook, digite um nome comercial, que pode ser o nome da sua empresa e coloque o seu email comercial.
Agora vamos criar nosso primeiro catálogo de produtos, digite um nome para ele, no nosso exemplo usaremos "Celulares", aceite os termos e clique em Avançar.
Nessa tela vamos conferir as informações que selecionamos até aqui e corrigir algo se necessário, após isso aceite os termos e clique para enviar sua loja para análise.
Uma sugestão de adicionar um botão com a sua loja no início de sua página aparecerá, em aulas passadas nós configuramos para um botão de WhatsApp aparecer naquele local, então, você deve escolher qual considera mais vantajoso no seu caso.
Nossa loja está em análise, o que signfica que ela ainda não está disponível para uso, porém já podemos adicionar os produtos para adiantar , quando essa sugestão aparecer, clique em "Adicionar produtos".
Para adicionar seu primeiro produto, clique em Adicionar Itens.
Podemos adicionar itens de 3 maneiras: Manualmente, através de uma planilha do Google ou através de um Pixel do facebook, que é uma ferramente incorporada ao seu site que pode depois atualizar os dados dos produtos automaticamente.
Neste exemplo usaremos o modo manual, mas você pode experimentar outros modos no futuro dependendo de sua necessidade.
Aqui colocaremos todas as informações do nosso produto, tente sempre prover informações claras e precisas nesta parte, no nosso exemplo criaremos o anúncio de um Smartphone Asus Zenfone Shot Plus.
Logo de início, podemos adicionar uma imagem do produto clicando em "escolha arquivos do dispositivo" ou arrastando as imagens para dentro do espaço no centro.
Ao marcar a opção Avançado no topo, podemos escolher mais de uma imagem para o produto (Recomendado).
As seguintes informações de cadastro do produto são:
*Título* - O nome do produto, de preferência completo assim como está no site de compra.
*Descrição* - Uma descrição sobre o produto, recomenda-se retirar do site de compra também, caso esteja bem completa.
*Link do site* - Link do produto onde a pessoa efetuará a compra.
*Preço* - Defina a moeda e o preço do seu produto de acordo com o preço no site. (há uma opção marcável para indicar se este item está em promoção).
*Condição* - Especifique se o produto é novo ou usado.
*Marca* - Escreva o nome da marca do produto.
*Identificação do conteúdo* - Aqui podemos adicionar o SKU do nosso produto.
*Categoria* - Selecione uma categoria dentre as opções que melhor representa o seu produto, no nosso caso escolhemos Celulares.
Após tudo configurado clique em Avançar.
Nas opções de exibição, definimos se este produto estará visível na nossa loja no momento, e se ele está disponível em estoque.
*Detalhes da Categoria* - Essas opções podem variar ou até mesmo não aparecerem dependendo de qual categoria você selecionou para seu produto, no caso da categoria de Celulares essas são as opções que podemos usar para detalhar mais nosso produto.
(É recomendado que essas opções sejam preenchidas para que seus compradores possam procurar mais facilmente e filtrar seus produtos).
Após tudo pronto, clique em Avançar.
Em "Criar variantes" temos 3 opções:
*Adicionar variantes para esse item* - Serve para adicionar outros produtos iguais a esse com pequenas variações, como uma cor diferente deste modelo de celular, por exemplo.
*Adicionar esse item como uma variante de outro item do meu catálogo* - Especifica que este item que estamos adicionando é uma variante de outro já existente, e abre a lista para selecionarmos a qual item ele será atrelado.
*Pular essa etapa* - Adiciona este item individualmente.
Pronto, seu primeiro item já está no seu catálogo! Podemos clicar em Adicionar outro item para repetir o processo e adicionar outros produtos ou clicar em fechar.
Seus itens apareceram na aba itens do catálogo, você pode selecioná-los para editar ou clicar em Adicionar itens para inserir mais produtos.
Na aba loja, veremos que nossa loja ainda está como inativa, pois não passou pelo processo de análise no momento, porém, já podemos customizar alguns aspectos para deixar tudo pronto para o lançamento! Clique em "Editar".
Nossa loja aparecerá assim (Quando acabamos de adicionar um produto, é possível que ele demore alguns minutos para aparecer na sua loja, caso você entre no editor de loja e nada apareça, basta sair dele e entrar novamente até que o produto que adicionamos esteja lá).
No painel da esquerda temos a ordem em que nossos produtos aparecerão, por padrão, um item dinâmico aparecerá acima (que é um item escolhido automaticamente para cada cliente de acordo com seus interesses), e abaixo todos os produtos da loja.
Na aba Estilo podemos customizar a cor e formato dos botões, cores dos links e estilo de texto dos itens da nossa loja (é recomendado utilizar cores que remetam a sua marca para manter sua identidade visual).
Para mudar como nossos produtos são mostrados, podemos clicar nas 2 posições já definidas para alterar, ou clicar em "Adicionar novo".
Aqui podemos incluir uma coleção, um produto específico ou uma grade de itens.
Ao selecionar Coleção, podemos selecionar uma coleção de itens, como ainda não criamos nenhuma, podemos criar agora.
Para criar uma coleção basta atribuir um nome (no exemplo estamos usando a marca Asus), e selecionar na sua lista quais produtos serão inseridos nessa coleção, em seguida clicar em "confirmar" (é preciso selecionar no mímimo 2 produtos para que a coleção seja criada).
Após salvar as alterações da sua loja, para finalizar, vamos na aba "Visão geral" e podemos checar como está a análise da nossa loja, segundo o Facebook esse processo pode demorar até 4 semanas, mas você será notificado no Facebook e via Email quando for concluído!
Resumo | Dia 4
Após a aula de hoje, você aprendeu como se faz para criar e configurar sua Loja no Facebook e inserir seus produtos, assim como a customização da sua loja e criação de variantes e grupos de produtos.
Não se esqueça que amanhã falaremos sobre como criar anúncios para promover os seus posts
para alcançar pessoas que ainda não estejam seguindo sua página, expandindo assim seu alcance e atraindo mais clientes. Além disso falaremos de Facebook Shop uma opção simples e gratuita para publicar seus produtos a venda como celulares e jogos, por exemplo!
Dica Importante: Tire o máximo de proveito do que a Loja do Facebook pode te oferecer, e replique o que já aprendeu nas aulas anteriores. Utilize imagens de boa qualidade e utilize links de Bit.ly para monitorar os acessos da sua loja! No módulo de Instagram, poderemos integrar essa loja a nossa página para gerar ainda mais destaque aos nossos produtos.
Até amanhã!
Módulo 2 "Facebook para Lojistas" - Dia 4. Programa Loja Conectada Rcell
Hoje, vamos aprender a criar uma loja de produtos dentro do próprio Facebook, que funcionará como um catálogo para que os clientes vejam os itens e prossigam para a compra em um site externo ou diretamente com você!
CRIANDO MINHA LOJA NO FACEBOOK
Com a loja virtual no Facebook, você pode mostrar os seus produtos para pessoas interessadas, já que os seguidores da sua página são clientes ou potenciais clientes do seu negócio. Atualmente, ainda é possível integrar a loja virtual no Facebook com a loja do Instagram, além disso, é possível direcionar a venda para seu número do WhatsApp Business
Criando a minha loja!
Entraremos de forma datalhada na criação e configuraçãio de sua loja!
DICA:
Sobre as edições e personalizações em sua página comercial, recomensa-se usar sempre um computador ou notebook.
O primeiro a se fazer é acessar o painél do criador de loja, ele pode ser acessador de 2 maneiras, caso você já tenha realizado todos os processos de configuração de sua página, ele aparecerá no menu a esquerda, em "Gerenciar Loja".
Caso ele não apareça ali, desça um pouco a página da loja e você encontrará as "Ferramentas do Facebook para Empresas gratuitas", e dentro delas estará a opção "Vender seus produtos", que nos leva ao mesmo lugar.
Um assistente de configuração aparecerá, vamos segui-lo.
Lembre-se de ler todas as informações que são mostradas pelo Facebook com atenção!
Clique em "Iniciar configuração da loja".
Leia as informações com atenção e clique em "Avançar".
Aqui vamos escolher se a finalização da compra dos nossos itens da loja será feita em um site externo nosso, ou por negociação direta pelo Messenger, caso você não possua um site, não se preocupe, a criação de um site será tema do Módulo 3 deste Programa! No nosso caso selecionaremos "Finalização de compra em outro site".
Nesta etapa criaremos nossa conta do Gerenciador de Comércio do Facebook, digite um nome comercial, que pode ser o nome da sua empresa e coloque o seu email comercial.
Agora vamos criar nosso primeiro catálogo de produtos, digite um nome para ele, no nosso exemplo usaremos "Celulares", aceite os termos e clique em Avançar.
Nessa tela vamos conferir as informações que selecionamos até aqui e corrigir algo se necessário, após isso aceite os termos e clique para enviar sua loja para análise.
Uma sugestão de adicionar um botão com a sua loja no início de sua página aparecerá, em aulas passadas nós configuramos para um botão de WhatsApp aparecer naquele local, então, você deve escolher qual considera mais vantajoso no seu caso.
Nossa loja está em análise, o que signfica que ela ainda não está disponível para uso, porém já podemos adicionar os produtos para adiantar , quando essa sugestão aparecer, clique em "Adicionar produtos".
Para adicionar seu primeiro produto, clique em Adicionar Itens.
Podemos adicionar itens de 3 maneiras: Manualmente, através de uma planilha do Google ou através de um Pixel do facebook, que é uma ferramente incorporada ao seu site que pode depois atualizar os dados dos produtos automaticamente.
Neste exemplo usaremos o modo manual, mas você pode experimentar outros modos no futuro dependendo de sua necessidade.
Aqui colocaremos todas as informações do nosso produto, tente sempre prover informações claras e precisas nesta parte, no nosso exemplo criaremos o anúncio de um Smartphone Asus Zenfone Shot Plus.
Logo de início, podemos adicionar uma imagem do produto clicando em "escolha arquivos do dispositivo" ou arrastando as imagens para dentro do espaço no centro.
Ao marcar a opção Avançado no topo, podemos escolher mais de uma imagem para o produto (Recomendado).
As seguintes informações de cadastro do produto são:
*Título* - O nome do produto, de preferência completo assim como está no site de compra.
*Descrição* - Uma descrição sobre o produto, recomenda-se retirar do site de compra também, caso esteja bem completa.
*Link do site* - Link do produto onde a pessoa efetuará a compra.
*Preço* - Defina a moeda e o preço do seu produto de acordo com o preço no site. (há uma opção marcável para indicar se este item está em promoção).
*Condição* - Especifique se o produto é novo ou usado.
*Marca* - Escreva o nome da marca do produto.
*Identificação do conteúdo* - Aqui podemos adicionar o SKU do nosso produto.
*Categoria* - Selecione uma categoria dentre as opções que melhor representa o seu produto, no nosso caso escolhemos Celulares.
Após tudo configurado clique em Avançar.
Nas opções de exibição, definimos se este produto estará visível na nossa loja no momento, e se ele está disponível em estoque.
*Detalhes da Categoria* - Essas opções podem variar ou até mesmo não aparecerem dependendo de qual categoria você selecionou para seu produto, no caso da categoria de Celulares essas são as opções que podemos usar para detalhar mais nosso produto.
(É recomendado que essas opções sejam preenchidas para que seus compradores possam procurar mais facilmente e filtrar seus produtos).
Após tudo pronto, clique em Avançar.
Em "Criar variantes" temos 3 opções:
*Adicionar variantes para esse item* - Serve para adicionar outros produtos iguais a esse com pequenas variações, como uma cor diferente deste modelo de celular, por exemplo.
*Adicionar esse item como uma variante de outro item do meu catálogo* - Especifica que este item que estamos adicionando é uma variante de outro já existente, e abre a lista para selecionarmos a qual item ele será atrelado.
*Pular essa etapa* - Adiciona este item individualmente.
Pronto, seu primeiro item já está no seu catálogo! Podemos clicar em Adicionar outro item para repetir o processo e adicionar outros produtos ou clicar em fechar.
Seus itens apareceram na aba itens do catálogo, você pode selecioná-los para editar ou clicar em Adicionar itens para inserir mais produtos.
Na aba loja, veremos que nossa loja ainda está como inativa, pois não passou pelo processo de análise no momento, porém, já podemos customizar alguns aspectos para deixar tudo pronto para o lançamento! Clique em "Editar".
Nossa loja aparecerá assim (Quando acabamos de adicionar um produto, é possível que ele demore alguns minutos para aparecer na sua loja, caso você entre no editor de loja e nada apareça, basta sair dele e entrar novamente até que o produto que adicionamos esteja lá).
No painel da esquerda temos a ordem em que nossos produtos aparecerão, por padrão, um item dinâmico aparecerá acima (que é um item escolhido automaticamente para cada cliente de acordo com seus interesses), e abaixo todos os produtos da loja.
Na aba Estilo podemos customizar a cor e formato dos botões, cores dos links e estilo de texto dos itens da nossa loja (é recomendado utilizar cores que remetam a sua marca para manter sua identidade visual).
Para mudar como nossos produtos são mostrados, podemos clicar nas 2 posições já definidas para alterar, ou clicar em "Adicionar novo".
Aqui podemos incluir uma coleção, um produto específico ou uma grade de itens.
Ao selecionar Coleção, podemos selecionar uma coleção de itens, como ainda não criamos nenhuma, podemos criar agora.
Para criar uma coleção basta atribuir um nome (no exemplo estamos usando a marca Asus), e selecionar na sua lista quais produtos serão inseridos nessa coleção, em seguida clicar em "confirmar" (é preciso selecionar no mímimo 2 produtos para que a coleção seja criada).
Após salvar as alterações da sua loja, para finalizar, vamos na aba "Visão geral" e podemos checar como está a análise da nossa loja, segundo o Facebook esse processo pode demorar até 4 semanas, mas você será notificado no Facebook e via Email quando for concluído!
Resumo
Dia 4
Após a aula de hoje, você aprendeu como se faz para criar e configurar sua Loja no Facebook e inserir seus produtos, assim como a customização da sua loja e criação de variantes e grupos de produtos.
Não se esqueça que amanhã falaremos sobre como criar anúncios para promover os seus posts
para alcançar pessoas que ainda não estejam seguindo sua página, expandindo assim seu alcance e atraindo mais clientes. Além disso falaremos de Facebook Shop uma opção simples e gratuita para publicar seus produtos a venda como celulares e jogos, por exemplo!
Dica Importante: Tire o máximo de proveito do que a Loja do Facebook pode te oferecer, e replique o que já aprendeu nas aulas anteriores. Utilize imagens de boa qualidade e utilize links de Bit.ly para monitorar os acessos da sua loja! No módulo de Instagram, poderemos integrar essa loja a nossa página para gerar ainda mais destaque aos nossos produtos.
Até amanhã!